Black Friday: planejamento ajuda empresas a terem sucesso na data


blackfridey

blackfridey Foto: Foto: Karolina Grabowska/Pexels

Com a proximidade do mês de novembro, muitos comerciantes já iniciam os preparativos para a Black Friday de 2021. A expectativa de vendas é grande e os lojistas enxergam no evento, que ocorrerá no dia 26 de novembro, uma oportunidade de aumentar o faturamento mesmo diante de uma crise econômica que perdura no país. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Conversion, o brasileiro pretende comprar mais na Black Friday deste ano. Em 2020, 76,5% dos consumidores realizaram compras na data; para 2021, a expectativa é de que esse número suba para 87,75%. A pesquisa foi realizada com 400 brasileiros conectados à internet.

Para aproveitar o potencial que a data pode oferecer e incrementar as receitas dos negócios, muitos comerciantes precisam realizar planejamentos estratégicos, pensar em como se destacar diante da concorrência, atender aos anseios do público e criar descontos atrativos. 

Dicas para se planejar para a Black Friday.

A Black Friday é um evento que movimenta milhares de comerciantes no mundo todo e chama a atenção dos consumidores para as compras de produtos variados. Esse cenário requer planejamento e organização para que a data possa oferecer benefícios tanto para o cliente quanto para o lojista. 

Se organize com antecedência!  

Organização e planejamento são dois itens necessários para toda empresa que deseja aproveitar a Black Friday e oferecer promoções aos clientes. Ter a loja preparada tanto fisicamente quanto virtualmente fará toda a diferença para dar conta da alta demanda que pode aparecer durante o evento. 

É preciso organizar o estoque, verificar a disponibilidade dos produtos e preparar a equipe para imprevistos. A data pode ajudar a trazer novos clientes para a empresa, por esse motivo, é preciso mostrar que a marca é organizada, oferece um bom atendimento e agilidade nas vendas. 

Analise os resultados passados! 

Pensar em promoções para a Black Friday nem sempre é uma tarefa fácil para os lojistas. Uma boa dica é buscar por resultados dos anos anteriores a fim de entender quais estratégias deram certo e quais produtos foram mais procurados. Dessa forma, é possível entender quais ofertas funcionaram para traçar planos futuros.

Outra ideia é analisar as estratégias implementadas pelos concorrentes da marca a fim de gerar novos insights e pensar em propostas inovadoras para oferecer aos clientes na Black Friday. 

Entenda sobre o público! 

Analisar os resultados anteriores é uma peça-chave para entender quais promoções podem servir, no entanto, é preciso alinhar essas respostas ao perfil do público atual da empresa. O ponto de partida é uma busca pelo histórico de compra dos clientes para entender quais são os produtos mais buscados na loja.

Unindo os dois resultados, pode-se pensar em ofertas personalizadas que mais agradam os compradores da marca.  

Pense nas ofertas!  

Pensar nas promoções da Black Friday requer atenção aos detalhes. Primeiro é preciso verificar quais são os pontos fortes da marca, quais os produtos que mais saem durante o ano e quais os mais procurados. Essas informações ajudarão a criar ofertas específicas com garantia de retorno para loja. 

O segundo ponto é investigar quais são as peças que estão paradas no estoque ou possuem baixo giro. A Black Friday pode ser a oportunidade para vender esses produtos. Uma ideia é, além de oferecer desconto, criar kits promocionais com outros itens da loja. 

Ao pensar em cada promoção, deve-se calcular a margem de lucro para chegar em um valor viável que seja atraente para o cliente mas que, ao mesmo tempo, não prejudique o resultado da empresa. 

É importante ressaltar que é preciso ser transparente com o consumidor e oferecer ofertas reais. Não é atoa que algumas pessoas usam o termo “Black Fraude” já que algumas marcas costumam aumentar o preço dos produtos nas semanas anteriores da data para depois vendê-los pelo valor normal, simulando uma promoção.

Use criatividade! 

A criatividade é um dos fatores cruciais para chamar a atenção de um consumidor durante a Black Friday. É preciso elaborar promoções atrativas que gerem curiosidade do público diante de um momento em que estão sendo bombardeados por informações de diferentes marcas. 

Utilizar uma linguagem divertida ou até mesmo traçar estratégias com sorteios, amostras grátis, brindes e fretes grátis podem ajudar a promover a marca durante o evento. No e-commerce, a oferta de outros benefícios, como o cupom de desconto Americanas, por exemplo, pode ajudar a consolidar mais vendas. 

Antecipe as promoções.

A Black Friday é marcada para ocorrer em apenas um dia, mas é possível antecipar ou prolongar o evento para gerar mais receita para a marca. Criar uma espécie de “Esquenta da Black Friday” é uma oportunidade de aproveitar o interesse do consumidor, que vai ficando cada vez maior à medida que a data se aproxima. 

Utilizar o mês de novembro para divulgar a marca e as ações promocionais auxilia na circulação de pessoas dentro do negócio, elevando a lucratividade do período por mais tempo. 

É comum que as marcas estiquem o período da promoção, criando campanhas como o Black November – para o mês inteiro –, a Black Week – com descontos na semana – e a Black Weekend – com preços especiais no final de semana.

Atenção no atendimento. 

A qualidade de atendimento deve sempre ser uma prioridade em qualquer negócio. É importante garantir que mesmo que o cliente tenha algum problema com o produto, se for bem atendido, terá uma percepção positiva da empresa, o que aumenta as chances que ele volte a comprar. 

A Black Friday é uma boa oportunidade para alcançar um público novo para a marca. Dessa forma, garantir uma boa experiência de compra pode ajudar a fidelizar mais consumidores para a empresa.

Siga nas redes sociais
Wagner santos

Wagner santos

Wagner santo é CEO da www.revistademarketing.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: