Marketing News

10 Benefícios dos Sites para Pequenos Negócios

Muitos empreendedores têm a ilusão de que não precisam de um site, mas hoje vou te mostrar dez benefícios dos sites para pequenos negócios.


Sites para Pequenos Negócios

Sites para Pequenos Negócios Foto: Imagem: Pixabay

Muitos empreendedores têm a ilusão de que devem criar um site para seu negócio apenas quando ele estiver grande, porém isso não é indicado. Por isso, hoje vou te mostrar dez benefícios dos sites para pequenos negócios.

É fundamental que o processo de criação e venda de seu produto ou serviço caminhe com a criação da sua estrutura online.

A pandemia da COVID 19 forçou muitas famílias a começarem um negócio. Algumas famílias começaram porque ficaram desempregadas, outras porque estão apertadas e o dinheiro é insuficiente, mas teve quem enxergou na crise uma oportunidade de se realizarem como empreendedores.

São muitos os motivos que estão levando os brasileiros a empreender e a internet é nossa grande aliada quando o assunto é gerar e impulsionar vendas. Por isso, independentemente do tipo de negócio você deve ter um site.

Isso vale para qualquer modelo de negócio, sejam artesãos, professor particular, restaurantes ou para outros tipos de negócios que trabalham com vendas de coisas simples. Seja qual for seu negócio procure um site.

Por isso, falaremos sobre sites para pequenos negócios, você já se perguntou o porque sua empresa precisa de um site? Não? Então continue lendo que você entenderá.

Porque sua empresa precisa ter um site?

Um site oferece muitos benefícios para pequenos negócios e a cada ano, assim como a internet, eles aumentam exponencialmente. E consegue alcançar pessoas e os resultados mais inusitados.

Com um site você tem a oportunidade de ir a locais onde você talvez nunca vá, falar com clientes que talvez você nunca os veja, e o resultado disso são muitas vendas.

Mas você ainda tem dúvida da importância dos sites para pequenos negócios? Então, aqui estão 10 benefícios que até mesmo os sites mais simples podem oferecer para seu negócio.

10 Benefícios dos sites para pequenos negócios

 

Um site mostra profissionalismo

Uma grande porcentagem dos consumidores acreditam que uma empresa que tem um site é mais confiável do que aquelas que usam apenas as redes sociais. No site você consegue mostrar organizadamente, por exemplo, suas certificações profissionais e até premiações.

Além disso, por ter um domínio registrado você tem um endereço de e-mail personalizado (por exemplo, pollyana@seusite.com), isso aumenta o nível de profissionalismo, principalmente se você usa o e-mail para se comunicar com seus clientes.

Falando em e-mail, uma estratégia que traz muitos resultados para um negócio é a de e-mail marketing, muitos profissionais de marketing usam ela para criar um relacionamento com seu público e fazer vendas.

Atrair clientes através do Google.

Por mais que você esteja satisfeito com o tamanho da sua empresa, todos os negócios tendem a passar por uma rotatividade de clientes. Por isso, para continuar crescendo você precisa atrair novos clientes, e a melhor forma de fazer isso é tendo seu site no Google.

Ao ter um site bem otimizado seu negócio consegue se classificar e posicionar para vários termos de pesquisa e alcançar novos clientes.

Hoje o Google oferece um serviço gratuito que é muito interessante, é o Google Meu Negócio e com ele você consegue colocar as informações mais importantes do seu negócio na internet. Por isso, todo empreendedor que tem um negócio local deve usá-lo.

Mostrar de forma clara seus produtos e serviços.

Esse benefício é muito top, pois com um site você consegue mostrar para seus clientes fotos de seus produtos ou serviços. Quem nunca viu em um site de restaurante a foto de uma comida e ficou morrendo de vontade de comer? Pois é, você pode atrair seu cliente da mesma forma, através de boas fotos.

Publique fotos como, do seu ambiente de trabalho, das pessoas consumindo seu produto, use sua criatividade para mostrar sua empresa.

Além das fotos, coloque informações relevantes para seu cliente, digamos que você trabalhe com comidas, então poste as opções de pratos que não contém glúten por exemplo. Faça uma análise e veja tudo aquilo que é importante para atrair os clientes e então publique.

Mostre os melhores depoimentos e avaliações de seus clientes.

Mostrar suas melhores avaliações e depoimentos tem um peso muito grande na hora de gerar a prova social, por isso deixe eles sempre em destaque. Uma opção muito interessante que o Google Meu Negócio oferece para os cadastrados é um local para os clientes avaliarem seu produto ou serviço. Os comentários positivos influenciam muito na hora de conquistar um cliente em potencial.

Use site para incentivar os clientes a entrar em contato com você.

Use seu site para deixar seus contatos visíveis, pois através de seus clientes podem facilmente falar com você. Publique seus contatos em pontos estratégicos como no cabeçalho e rodapé, pois assim, ele aparecerá em todas as páginas.

Tanto o cliente tem acesso a seu contato como você pode usar seu site para aplicar a estratégia de e-mail marketing e pedir algum contato dele. Essa é estratégia é importante para você construir um relacionamento com seu cliente e também sempre lembrá-los das ofertas. Mas a lista de contato dos seus clientes também é seu grande ativo, pois se porventura algo der errado com seu site ou redes sociais, você ainda terá o contato deles.

Integre seu site ao Google Maps.

Integrar seu site ao Google Maps é uma forma dos clientes encontrarem seu local de atendimento, por isso a ideia é deixá-lo visível. Isso serve para qualquer negócio que faz atendimento presencial, o mapa é uma forma das pessoas que não conhecem sua localização te encontrarem de forma fácil.

Quando você faz o cadastro no Google Meu Negócio, a primeira coisa a ser feita é a confirmação do seu local de atendimento e após isso seu endereço fica disponível no Google Maps.

Com um site você estabelece dentro do seu segmento.

Você está vendo a importância dos sites para pequenas empresas? Pois é, e ainda tem mais. Com um site sua empresa fica à frente dos seus concorrentes que ainda não construíram uma estrutura online. Por isso, você tem a oportunidade de estabelecer-se como líder dentro da sua área através de um site de alta qualidade.

No entanto, mesmo que seus concorrentes já tenham um site, você ainda tem a oportunidade de construir algo diferente deles, por isso tente deixar evidente aquelas qualidades do seu negócio que o diferencia de seus concorrentes.

Hoje é fácil criar um site.

Antigamente dava muito trabalho criar um site, pois era preciso, por exemplo, entender de códigos e etc, mas hoje a coisa mudou e tudo está muito mais fácil.

Hoje existem construtores de sites modernos, como o Wix, onde você não precisa nem entender nada de código. Mas até mesmo o Wordpress, a plataforma mais conhecida para criar sites, tem opções onde você consegue fazer um site de forma muito fácil. Algo muito importante a observar na hora de criar um site, é fazer ele responsivo, ou seja, compatível com dispositivos móveis.

Ao criar o cadastro do seu negócio no Google Meu Negócio eles dão a opção para criar um site gratuito, porém ele é muito básico, mas para alguns tipos de negócio é suficiente.

Sucesso a longo prazo

O número de acessos à internet nunca foi tão alto, as pessoas costumam acessar a internet para pesquisarem sobre as coisas mais inusitadas. Mas se o seu negócio não tem um site ele acaba ficando invisível para essas pessoas. Então, à medida que as pessoas estão mais conectadas, se você não se conectar, seu negócio continuará invisível e perdendo clientes em potencial.

Estar online, significa investir em um sucesso a longo prazo, pois você poderá ser encontrado pelas pessoas dos mais diversos lugares, por isso invista em um site.

O Investimento baixo para criar um site é baixo!

Construir um site é bem mais barato do que você imagina, isso se você optar por fazer um pago, pois ainda tem as opções gratuitas. Se optar por você mesmo construir um site mais simples, o valor do investimento será algo em torno de R$ 350,00 ao ano, para a hospedagem e domínio.

O WordPress, que é a plataforma mais popular para fazer sites, é 100% gratuito. E você ainda consegue temas leves e gratuitos, mas além dos temas, precisamos de plugins importantes como, por exemplo, o YOAST SEO, mas mesmo diante da sua importância ele tem um plano gratuito que consegue atender perfeitamente e nos orientar na hora de otimizar um site.

Então, é totalmente possível criar um site investindo pouco dinheiro.

Concluindo, viu a importância dos sites para pequenos negócios?

Creio que após ler esses dez benefícios dos sites para pequenos negócios você está convencido de que precisa de um.

Antigamente não era tão importante ter um site para sua empresa, no entanto, os tempos são outros e hoje, é essencial, por isso não fique para trás dos seus concorrentes e marque seu espaço na internet.

Próxima notícia

Dê sua opinião: