FILOSOFIA DE VIDA

Dia Mundial da filosofia

"A filosofia deveria ser uma matéria de escola e faculdade por ser uma questão de extrema importância


Fabiano Abreu

Fabiano Abreu Foto: Divulgação

Desde o ano de 2002 que na terceira quinta-feira do mês de novembro o mundo celebra o dia da filosofia. Esta data foi instituída pela UNESCO por compreender a importância desta ciência no desenvolvimento humano, nas suas vertentes culturais e de pensamento, na compreensão da humanidade no seu coletivo e na sua individualidade.

O escritor e filósofo luso descendente Fabiano de Abreu ressalta a importância desta disciplina e área de estudo: 

"A Filosofia não é um curso didático e sim um curso da vida e para a vida! A filosofia é uma maneira de buscar a plenitude e através dela encontrar respostas e mediar as nossas atitudes!".

Um dia mundial dedicado à filosofia devia contribuir para um mundo que questione e pense mais, sobretudo, para que as novas gerações compreendam a importância da reflexão, da discussão de ideias e da construção de discursos firmes, com bases sólidas e embasamento. Os desafios sociais que todos os dias nos colocam à prova encontram nesta ciência muitas das suas respostas. As contrariedades da nossa vida coletiva e individual deve ser debatida sobre propósitos de respeito e tolerância e assim contribuir para uma sociedade melhor. Segundo o que defende Fabiano de Abreu: 

"A filosofia deveria ser uma matéria de escola e faculdade por ser uma questão de extrema importância que nos prepara para a própria vida, saber lidar com ela e se aprimorar em constante.

A Filosofia por si só é uma forma de emancipação de pensamento que torna o ser humano mais completo, ciente de si mesmo e das suas capacidades."

Que este dia relembre a importância do pensamento crítico, da importância de pensarmos sobre nós próprios e o mundo. Que a filosofia seja um dos caminhos para um mundo melhor!

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

FABIANO DE  ABREU

FABIANO DE ABREU

Fabiano de Abreu é jornalista, escritor, filósofo e poeta luso-brasileiro. Detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa internacional. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Portugal e Angola. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo.

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete

O STF deve afastar Deltran Dallagnol da chefia da Lava Jato?

ver resultado