Filosofia de Vida

Filosofia de Vida

Dia Mundial da filosofia

"A filosofia deveria ser uma matéria de escola e faculdade por ser uma questão de extrema importância

Fabiano de Abreu

Quinta - 21/11/2019 às 17:18



Foto: Divulgação Fabiano Abreu
Fabiano Abreu

Desde o ano de 2002 que na terceira quinta-feira do mês de novembro o mundo celebra o dia da filosofia. Esta data foi instituída pela UNESCO por compreender a importância desta ciência no desenvolvimento humano, nas suas vertentes culturais e de pensamento, na compreensão da humanidade no seu coletivo e na sua individualidade.

O escritor e filósofo luso descendente Fabiano de Abreu ressalta a importância desta disciplina e área de estudo: 

"A Filosofia não é um curso didático e sim um curso da vida e para a vida! A filosofia é uma maneira de buscar a plenitude e através dela encontrar respostas e mediar as nossas atitudes!".

Um dia mundial dedicado à filosofia devia contribuir para um mundo que questione e pense mais, sobretudo, para que as novas gerações compreendam a importância da reflexão, da discussão de ideias e da construção de discursos firmes, com bases sólidas e embasamento. Os desafios sociais que todos os dias nos colocam à prova encontram nesta ciência muitas das suas respostas. As contrariedades da nossa vida coletiva e individual deve ser debatida sobre propósitos de respeito e tolerância e assim contribuir para uma sociedade melhor. Segundo o que defende Fabiano de Abreu: 

"A filosofia deveria ser uma matéria de escola e faculdade por ser uma questão de extrema importância que nos prepara para a própria vida, saber lidar com ela e se aprimorar em constante.

A Filosofia por si só é uma forma de emancipação de pensamento que torna o ser humano mais completo, ciente de si mesmo e das suas capacidades."

Que este dia relembre a importância do pensamento crítico, da importância de pensarmos sobre nós próprios e o mundo. Que a filosofia seja um dos caminhos para um mundo melhor!

Siga nas redes sociais
Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.

Compartilhe essa notícia: