Filosofia de Vida
FILOSOFIA DE VIDA

Dia Mundial da filosofia

"A filosofia deveria ser uma matéria de escola e faculdade por ser uma questão de extrema importância


Fabiano Abreu

Fabiano Abreu Foto: Divulgação

Desde o ano de 2002 que na terceira quinta-feira do mês de novembro o mundo celebra o dia da filosofia. Esta data foi instituída pela UNESCO por compreender a importância desta ciência no desenvolvimento humano, nas suas vertentes culturais e de pensamento, na compreensão da humanidade no seu coletivo e na sua individualidade.

O escritor e filósofo luso descendente Fabiano de Abreu ressalta a importância desta disciplina e área de estudo: 

"A Filosofia não é um curso didático e sim um curso da vida e para a vida! A filosofia é uma maneira de buscar a plenitude e através dela encontrar respostas e mediar as nossas atitudes!".

Um dia mundial dedicado à filosofia devia contribuir para um mundo que questione e pense mais, sobretudo, para que as novas gerações compreendam a importância da reflexão, da discussão de ideias e da construção de discursos firmes, com bases sólidas e embasamento. Os desafios sociais que todos os dias nos colocam à prova encontram nesta ciência muitas das suas respostas. As contrariedades da nossa vida coletiva e individual deve ser debatida sobre propósitos de respeito e tolerância e assim contribuir para uma sociedade melhor. Segundo o que defende Fabiano de Abreu: 

"A filosofia deveria ser uma matéria de escola e faculdade por ser uma questão de extrema importância que nos prepara para a própria vida, saber lidar com ela e se aprimorar em constante.

A Filosofia por si só é uma forma de emancipação de pensamento que torna o ser humano mais completo, ciente de si mesmo e das suas capacidades."

Que este dia relembre a importância do pensamento crítico, da importância de pensarmos sobre nós próprios e o mundo. Que a filosofia seja um dos caminhos para um mundo melhor!

Próxima notícia

Dê sua opinião:

Sobre a coluna

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu é psicanalista, jornalista, escritor, filósofo e poeta luso-brasileiro. Detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa internacional. Lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ no Brasil, Portugal e Angola. Membro da Mensa (número: 1625BR) , associação de pessoas mais inteligentes do mundo, foi constatado com o QI percentil 99 sendo considerado um dos maiores do mundo. Registro 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC. Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia: 10381444. Registro FENAJ: 0035228/RJ. Registro Internacional: BR16791. Como jornalista tem o recorde mundial na criação de personagens e colabora com inúmeras colunas no Brasil, Portugal e em Angola. Possui jornais em Portugal e é correspondente jornalístico internacional. Como escritor possui 9 livros. No meio acadêmico, além de jornalista é bacharelado em Neurociência pela Emil Brunner World University, nos EUA. Possuí especialização pós universitária em Neurociência na Universidade de Harvard, nos EUA, pós universitário em neurociência pela Faveni no Brasil, Psicanalista e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e SBPC, mestre em Psicanálise, especialização em psicopedagogia, neurociência em cognição e comportamento humano, todos pelo Instituto Gaio da Unesco, especialização em neuroplasticidade na Brain Academy de Bruxelas, pós universitário em neuropsicologia na Cognos em Portugal, especialização em nutrição clínica, gestão de hora e riscos psicossociais pela Traininghouse em Portugal, Idealismo filosófico e visões do mundo - Universidade Autônoma de Madrid, Introdução à Filosofia da Passagens Escola de Filosofia, História de La Ética pela Universidad Carlos III de Madrid, MBA em Psicologia Positiva - Autorrealização, Propósito e Sentido de Vida - PUC RS, Registro Intel Reseller Tecnology - Especialista em tecnologia; IP:10381444, Registro FENAJ: 0035228/RJ, Registro Jornalista Internacional IFJ: BR16791, Membro Mensa número: 1625BR. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra, seu QI de 99 está entre os maiores do mundo.

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Enquete