Em Cena

Em Cena

Um olhar de uma piauiense na França

Ações e eventos interessantes

Redação

Quinta - 27/06/2019 às 09:00



Foto: Colaboradora do Portal Unidos por um ideal! A chilena, é  Pamela, presidente da Yanapanaku.
Unidos por um ideal! A chilena, é Pamela, presidente da Yanapanaku.

Ação Social

Yanapanaku é uma associaçao sem fins lucrativos, lei 1901, criada em 2017,  com sede em Valenciennes, norte da França,  na fronteira com a Belgica,  a 150km de Paris . Yanapanaku é uma palavra de origem indigena, dos indios équatorianos, que significa " trabalhar juntos"  por um mesmo fim.
A Yanapanaku tem como objetivo lutar contra a pobreza extrema e proteger os direitos dos homens da America Latina.  A associaçao promove oficinas, eventos culturais com temas latino americano, divulga os projetos e busca angariar fundos e apoio para realizaçao de seus objetivos humanitarios.
Atualmente a Yanapanaku desenvolve projetos em tres paise, Equador, Chile e Venezuela. O Brasil é o quarto país a contar com o apoio da Yanapanaku. Recentemente, o casal francobrasileiro,  Edna e Jean Michel, aposentados, que residem seis meses de cada ano  no Brasil, e seis meses na vila de Wallers, norte da França e que são proprietarios do Sitio Éden das Abelhas, situado no Loteamento Atalaia, entre a cidade de Teresina e o municipio de Altos, procuraram essa associaçao em busca de ajuda para um pequeno projeto de iniciativa dos mesmos,  ja em desenvolvimento à quatro anos. 

O que seria uma simples doaçao de material escolar, para algumas crianças de familias de baixa renda, que vivem nas proximidades de sua propriedade, acabou se expandindo a cada ano.  A distribuiçao de kits escolares, que começou em 2015 com apenas 10 crianças, no inicio deste ano chegou ao numero de 70 estudantes do pré escolar ao ensino medio. Alguns amigos do casal se prontificaram para ajudar, como doadores ou voluntarios, Fatima e Magnon, Consita e Oseas, Francisca, Thamilla, Antonio Pitombeira, Roger Marinho, Gleyciane Rios e a jovem Mikaely . 

 Todas as crianças foram contempladas com kits de material escolar básico. Edna e Jean Michel,  acreditam que só através da educação as pessoas poderão construir um futuro promissor em todos os domínios. Alem do fornecimento de material escolar, uma biblioteca comunitária e um centro de estudos e aprendizagem estão incluídos como meta de realização desse casal em prol das crianças e jovens da zona rural.
No último domingo, 9 de junho, foi realizada uma feira latina na vila Vieux Condé, fronteira com a Belgica. O Chile, Equador, Venezuela e Brasil, representaram um pouco de suas gastronomias musicas, danças e artesanato.

Evento:Marché Latino Yanapanaku para angariar recursos para a associação

Stand do Brasil no Marché Latino Yanapanaku, com bolo de coco, de castanha de caju, beijinho, brigadeiro, creme de galinha e vatapá!  As cores cores e sabores do Brasil!


Tamango, grupo musical frances, especializado em Bossa Nova e samba!. Nossa colaboradora Edna prestigiando


Artesanato da America Latina e jogos infantis.

Veja as ações da Yanapanaku em Teresina


* Edna Tenorio (Brasil) ou Sra. Boucot (França) é aposentada. Trabalhou no  DER. É graduada em letras (Inglês) pela UESPI. Atualmente está se especializando Naturopatia na França.

Fonte: Edna Tenório colaboradora do Portal

Siga nas redes sociais
Da Redação

Da Redação

Coluna assinada pela Redação do portal Piauihoje.com

Compartilhe essa notícia: