Blog do Deusval

Blog do Deusval

Prejuízo no Brasil e no Mundo

Sexta - 26/04/2019 às 23:04



Por Deusval Lacerda de Moraes 

Lula preso, é prejuízo incalculável para o País e o Planeta. É dano imedível e abrangente que o Brasil já regrediu anos, décadas, de conquistas e desestabilização, desestruturação e desorganização no seu arcabouço institucional. Mas a ruína brasileira deu início com a quarta vitória presidencial do líder político Luiz Inácio Lula da Silva, com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, em despeito que a partir daí ocorreu conluio dos congressistas oligarcas e elitistas para boicotar as matérias governamentais de combate à crise econômica, que a deixaram recrudescer para dar causa a uma crise política para abocanhar o poder de maneira subreptícia. E assim tramaram e aplicaram o golpe, através do “impeachment”, sem o devido crime de responsabilidade permitido pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Rasgaram a Carta Magna e ruíram o Estado Democrático de Direito. Arruinaram, dessa forma, a viga mestra para todos os prejuízos subsequentes. 


Na esteira do golpe, duas maldades premeditadas para o presente e o futuro da Pátria. Para o presente, o governo Temer, sem qualquer compromisso com a Nação, mas tão só com os golpistas, por isso um desastre para o Brasil e os brasileiros. Para o futuro, a prisão do Lula, que o afastaria do Palácio do Planalto e, assim, continuaria o desastre após a Era Temer. Este é o estado lastimável em que vivem o Brasil e os brasileiros na atualidade. Para prender Lula abdicaram da hermenêutica jurídica postulada na constitucionalidade e no ordenamento penal e processual penal das Ciências Jurídicas da terra de Rui Barbosa. Mas os prejuízos não param por aí. Com o advento do atual governo federal, eles estão aumentando geometricamente.

A política externa do Brasil não existe, quando não é de confronto, o que se perde dinheiro na balança comercial. Com Lula, fortaleceu o Mercosul, mantinha intercâmbio com a ALCA, Nafta, União Europeia, Japão, BRICs e ampliou relações comerciais com a África, Ásia e Oriente Médio. A diferença está a olhos vistos. No campo doméstico, os danos são imensuráveis. Os brasileiros estão mais doentes, menos educados, sem direitos e mais pobres e despreparados para enfrentar os desafios do presente em um mercado marcado pela evolução da tecnologia 4.0 e da computação em nuvens, portanto, com decréscimo na produtividade nacional.

Tudo isso está acontecendo, unicamente, pelo motivo da elite, direita, extrema-direita e patronato midiático terem perdido, por incompetência, o respaldo popular para chegarem à Presidência da República com líder capaz de contribuir com as transformações exigidas pela sociedade brasileira hodierna.

Siga nas redes sociais
Deusval Lacerda

Deusval Lacerda

Deusval Lacerda é natural de São João do Piauí. É economista e advogado.

Compartilhe essa notícia: