Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

Segurança preventiva

Confira as novidades do mundo automobilistico

Daniel Dias

Domingo - 15/12/2019 às 08:21



Foto: Divulgação Manutenção preventiva
Manutenção preventiva

Com o final de ano chegando, muitos brasileiros já preparam as malas e o carro para aproveitar o período de descanso e lazer. No entanto, alguns cuidados com a segurança pessoal e a revisão veicular acabam sendo deixados de lado. A verificação de itens básicos pode ser feita antes mesmo de se sair de casa. Entre os itens básicos para se verificar despontam uma inspeção visual. 

Deve-se observar o funcionamento dos conjuntos de iluminação e sinalização do carro, como faróis, lanternas, luzes de freio e setas. Uma lâmpada queimada é motivo para multa. Checar os níveis de fluidos, como o óleo do motor e os líquidos de arrefecimento, dos freios e do limpador de para-brisa. O estado dos pneus é fundamental. Examinar, assim, o nível de desgaste e a pressão de todos os pneus, inclusive o estepe. 

Quando gastos e descalibrados, eles perdem aderência ao solo e podem trazer riscos para a segurança de quem está no veículo. Importante também lembrar que o motorista é o responsável pelos passageiros. Por isso, o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes deve ser “sagrado”. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que for pego sem o cinto de segurança, ou transportando passageiros sem o item, arcará com uma infração grave. 

Outros cuidados de bom senso e segurança devem ser tomados, como nunca transportar mais pessoas que a quantidade máxima permitida para o veículo, não levar pessoas sentadas nas portas, em pé nos bancos e nas caçambas de picapes ou em caminhões. Não carregar alguém no porta-malas e, nunca é demais, ficar atento aos pedestres e aos ciclistas nas ruas e rodovias.
 Mitsubishi L200Resposta ao zero
Em resposta ao teste feito pelo Latin NCAP com a L200 na semana passada, conferindo a nota de zero estrela para a picape média, a Mitsubishi emitiu um comunicado oficial. “Parece apropriado esclarecer que a versão do modelo L200 usada no teste é um produto comercializado no Chile, que não é vendido no Brasil. 

É uma versão da L200 que não inclui airbags entre outros recursos de segurança”, explica a empresa. Em outros países da região, como o Brasil e o Uruguai, o airbag duplo é um requisito obrigatório, assim como o sistema de freios ABS.

 “A Mitsubishi Motors Company dedica grandes esforços ao desenvolvimento e à melhoria contínua da qualidade e da segurança de todos os seus modelos, incorporando frequentemente novas tecnologias e melhorando seus procedimentos de fabricação com rigor, tanto para veículos vendidos na América Latina quanto no resto do mundo”, complementa o comunicado.

Fonte: Agência AutoMotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Compartilhe essa notícia: