Inovação: Eletrizar é preciso


Ford Puma Ecoboost Hybrid

Ford Puma Ecoboost Hybrid Foto: Divulgação

A Ford apresenta no Salão de Frankfurt, aberto até 22 de setembro na Alemanha, a maior linha de veículos elétricos já lançada pela marca no mercado europeu. As novidades incluem o híbrido Puma EcoBoost, os híbridos plug-in Explorer e Tourneo Custom – que podem ser recarregados na tomada – e o Kuga, primeiro modelo da Ford a oferecer as opções de híbrido leve, total e plug-in.

 No início do ano, a Ford anunciou que todos os seus veículos novos de passageiros na Europa terão uma opção elétrica ou híbrida leve, total ou plug-in. Serão 17 modelos até 2024, sendo oito deles lançados já em 2019. Até o final de 2022, a marca prevê que os modelos elétricos representem mais da metade de suas vendas de veículos de passageiros na região, superando os carros convencionais a gasolina e diesel, e cheguem ao marco de 1 milhão de unidades. 

O novo crossover compacto Puma EcoBoost Hybrid, inspirado em SUVs, um híbrido leve com tecnologia sofisticada para a redução de emissões e do consumo de combustível, exibido pela primeira vez na versão Titanium X. Outra novidade da marca é um aplicativo para smartphones e tablets que permite aos donos de híbridos plug-in encontrar um ponto de recarga e fazer o pagamento. Ele é oferecido em parceria com a NewMotion, a maior rede pública de recarga da Europa, com mais de 118.000 pontos em 30 países.
Mercedes-Benz Vision EQSVisão do futuro
Um dos destaques no estande da Mercedes-Benz no Salão de Frankfurt, o Vision EQS representa aquilo que a Mercedes-Benz imagina que será o futuro da indústria automotiva. Porque duas coisas são atemporais: a necessidade de mobilidade e a necessidade de luxo. Com o show car elétrico, a Mercedes-Benz está fazendo uma declaração clara para o futuro contínuo de veículos de alta qualidade e direção autônoma.

 Uma produção combinada de mais de 350 kW fornece ao Vision EQS o desempenho de um carro super-esportivo. Graças à distribuição de torque inteligente e totalmente variável, a potência imediatamente disponível dos dois motores não é gerenciada apenas para o melhor manuseio possível, mas sobretudo para uma eficiência excepcional. 

Como resultado, graças a uma estratégia operacional inteligente, o modelo acelera de zero a 100 km/h em menos de 4,5 segundos e tem um alcance operacional de até 700 km, de acordo com o WLTP. Com uma potência de carga de 350 kW, o Vision EQS recarrega a bateria em 80% em menos de 20 minutos – ou seja, também estabelece novos padrões de eficiência nesse aspecto.
 BMW i Hydrogen NextTomada de posição
“Até o fim de 2021, nossa meta é alcançar o total de 1 milhão de veículos eletrificados nas ruas”, declarou Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, durante a prévia do Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, referindo-se às vendas de modelos BMW e MINI. “Já estamos na vanguarda da eletromobilidade. Nenhum fabricante entregou mais carros eletrificados a seus clientes na Alemanha, neste ano, do que o BMW Group.

 Na Noruega, três em cada quatro veículos novos vendidos pelo BMW Group possuem um conjunto motriz eletrificado”, reforça Zipse. Em 2022, o BMW Group planeja apresentar a próxima geração de sistemas de acionamento elétrico, a célula de combustível de hidrogênio, em um veículo baseado na atual versão do BMW X5. O conceito BMW i Hydrogen Next fornece uma visão preliminar do verdadeiro potencial desta tecnologia.

 Os veículos elétricos a célula a combustível (FCEVs), movidos a hidrogênio, são capazes de oferecer mobilidade zero-emissões sem restrições com características de uso semelhantes aos veículos convencionais. Prometem reabastecimento em menos de quatro minutos, autonomia de longo alcance sem comprometimento do conforto e baixíssima dependência das condições climáticas.
 Audi RS7 SportbackFúria sob o capô
O Salão de Frankfurt permitirá aos seus visitantes observar ao vivo o novo Audi RS 7 Sportback, modelo que chega ao mercado europeu no final do ano com a mesma motorização de 600 cavalos da também recém-apresentada RS 6 Avant da nova geração. Um dos maiores motivos de interesse do novo RS 7 Sportback será o seu motor 4.0 TFSI, um V8 biturbo com tecnologia mild hybrid de 48 Volt, capaz de produzir 600 cavalos e um brutal torque máximo de 81,6 kgfm, constante entre as 2050 e 4500 rpm, que permite ao modelo levar apenas 3,6 segundos para sair do zero aos 100 km/h e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h. A máxima passa a ser de 280 km/h com o opcional pacote Dynamic, ou de 305 km/h com o também opcional pacote Dynamic Plus.

Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira Agência AutoMotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.
Próxima notícia

Dê sua opinião: