Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

Da guerra à paz eletrificada

Depois de servir ao exército norte-americano, o Hummer se transforma em uma picape elétrica de alto desempenho

Daniel Dias

Sábado - 07/11/2020 às 08:01



Foto: Divulgação GMC Hummer EV
GMC Hummer EV

O nome “Hummer” está intimamente ligado às Guerras do Golfo e à do Afeganistão e, mais recentemente, já foi protótipo de um dos Batmóveis do cinema. Como “civil”, o jipão teve uma trajetória menos conhecida. Tirado de linha em 2010, o nome volta ao cartaz desta vez na forma de uma picape 100% elétrica, a Hummer EV. 

O modelo chega ao mercado norte-americano até o final de 2021 pela marca GMC, pertencente à General Motors, para brigar na incipiente categoria dos superutilitários com zero emissão, a ser povoada por modelos recentemente apresentados como picapes-conceitos, como a Tesla Cybertruck ou a Nikola Badger. A Hummer EV usa uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, batizada de Ultium, com alto desempenho nos mais variados tipos de uso. 

Tudo isso aliado, segundo a fabricante, a uma envolvente experiência a bordo, que coloca os ocupantes como prioridade a todo o momento. “Esta inovadora superpicape chega ao mercado com celeridade e propósito, deixando a GM um passo mais próximo de um futuro completamente elétrico. Utilizando a nossa arquitetura Ultium Drive, que permite uma ampla gama de opções de configurações, a Hummer EV é ideal para aquele consumidor que busca funcionalidade, eficiência energética e performance”, explica Mark Reuss, presidente da General Motors.

GMC Hummer EVA Hummer EV é impulsionada pelo sistema Ultium, um novo conceito de baterias e propulsores específicos para veículos elétricos. De acordo com estimativas da empresa, a picape é capaz de gerar aproximadamente mil cavalos de potência e 1.500 kgfm de torque, produzidos por três motores independentes.

 Esse conjunto confere à picape com tração e-4WD alto desempenho tanto em pisos asfaltados quanto no off-road. Tecnologias adicionais, tanto as acionadas voluntariamente pelo condutor quanto aquelas que entram em funcionamento de forma automática, aumentam a autonomia e a capacidade do veículo para superar os desafios. “Tínhamos uma meta para a Hummer EV: construir a picape mais impressionante da história. 

GMC Hummer EV

Ela é um legítimo utilitário off-road com o exclusivo sistema e-4WD, que proporciona dirigibilidade diferenciada nunca vista em um produto da GM até então”, revela Al Oppenheiser, engenheiro-chefe do projeto.Desenvolvida para ser a melhor picape off-road elétrica do mundo – o principal objetivo da marca norte-americana no projeto –, a Hummer EV conta com tecnologias inovadoras.

 Entre os equipamentos de destaque estão a tração nas quatro rodas com o exclusivo sistema CrabWalk - faz as quatro rodas esterçarem em um mesmo ângulo a baixas velocidades - e a suspensão adaptativa a ar com a função Extract Mode, que eleva a altura da picape em aproximadamente quinze centímetros, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou alagados.

 A blindagem da parte inferior da carroceria é composta por placas de aço reforçado fixadas à base do veículo para ajudar a proteger os componentes posicionados nessa região. O sistema UltraVision é composto por um conjunto de câmeras frontais e traseiras instaladas debaixo da carroceria, auxiliando o condutor a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos. 

E diversos dispositivos off-road mostram no painel o status dos principais equipamentos do veículo, assim como as condições do terreno. Os pneus Goodyear Wrangler All Territory MT de 35 polegadas, com opção de adotar pneus de até 37 polegadas, foram desenhados para oferecer resistência e flexibilidade no fora-de-estrada. Com eles, a picape elétrica é capaz de fazer escaladas verticais de até 45 centímetros e travessias de áreas molhadas com até 61 centímetros de profundidade.

GMC Hummer EVOs recursos de carregamento rápido, combinados com a nova bateria Ultium e suas tecnologias avançadas, oferecem capacidade máxima e autonomia otimizada. A compatibilidade com sistemas públicos de carregamento rápido de 800 volts DC até 350 kW é uma tecnologia pioneira na indústria, que muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o modo em série durante o carregamento, tornando a Hummer EV compatível com os carregadores DC de 350 kW e proporcionando quase 160 quilômetros de autonomia em dez minutos de carga. Com base em testes preliminares, a autonomia estimada da picape da Hummer EV é de mais de 560 quilômetros com carga total. 

O recurso de assistência ao motorista Super Cruise dá a oportunidade ao condutor de não utilizar as mãos em estradas nas quais o uso dessa função é permitido. Traz também a função que pode determinar quando a mudança de faixa é ideal e iniciar a manobra, respeitando os protocolos de sinalização.A picape Hummer EV é o terceiro modelo apresentado neste ano nos Estados Unidos sob a nova plataforma modular global da GM para veículos elétricos e o sistema Ultium de propulsão e baterias. 

Os outros dois foram o SUV Cadillac Lyriq e o autônomo Origin, da Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia. No Brasil, a Chevrolet comercializa o elétrico Bolt EV, que chegou às concessionárias em fevereiro e terminou o primeiro semestre deste ano como o modelo mais emplacado do segmento.

Fonte: Automotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Compartilhe essa notícia: