Alinhamento digital, como funciona?


Alinhamento

Alinhamento Foto: Focus wiki

Mesmo um veículo novo, por conta da pavimentação precária no Brasil, de forma geral, é comum receber nas oficinas o cliente reclamando do volante torto, pneus com desgaste irregular, direção puxando para um dos lados. Essas são características padrão de um carro com problemas de alinhamento.

Além desses problemas, os veículos com problemas de alinhamento, fora da especificação do fabricante, pode ser difícil de controlar em curvas de alta velocidade e a negligência de alinhar o automóvel da forma correta, acarreta problemas em outros componentes da suspensão, que recebem o esforço proveniente da especificação errada de alinhamento.

Durante o processo de alinhamento, é possível observar amortecedores, buchas de suspensão e batentes para caso algum esteja com desgaste acentuado, seja substituído.

tipos de alinhamento

Tipos de Alinhamento

Fonte: Blogs da Tribuna do Norte

Para verificar o alinhamento, existem máquinas que foram desenvolvidas desde o início do século XX, porém hoje uma das máquinas que possuem um bom custo/benefício, é o de alinhamento digital.

Como funciona

Após fixar as máquinas nas rodas, a máquina dará os valores de cambagem, cáster e KPI. As medidas de convergência e divergência se dão por meio de sensores laser.

As medidas podem ser inseridas via wifi ou manualmente, utilizando o sistema que acompanha o equipamento. Neste sistema é possível salvar a placa do veículo e você pode consultar sempre que o cliente voltar à oficina.

Dentro do sistema da máquina, os dados padronizados de acordo com a marca, modelo, ano e versão do veículo, podem ser acessados para ser feita a correção na suspensão, seja por ajuste ou por substituição de peças com defeito.

Confira as dicas do Nonato Alinhador de como realizar o alinhamento na máquina digital

Mais sobre o equipamento do vídeo

O Alinhador digital LTA 900 computadorizado – Truck é um alinhador digital automotivo computadorizado e WiFi completo e pronto para uso de linha pesada, com leitor de convergência, nível digital e função spoiler (para veículos rebaixados), transmite todos parâmetros para o computador por tecnologia WiFi em tempo real, inclusive convergência.

Caso haja algum problema com o computador, o Alinhador digital LTA 900 computadorizado – Truck funciona perfeitamente de forma autônoma. O sistema de alinhamento Softeck FC mostra os valores de referência do veículo escolhido e recebe as medidas de acordo com o equipamento. O banco de dados atualiza automaticamente quando conectado à internet.

Fonte: Canal da Peça

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.
Próxima notícia

Dê sua opinião: