Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

A céu aberto

Confira as novidades do mundo automobilístico

Daniel Dias

Domingo - 23/05/2021 às 18:11



Foto: Divulgação BMW 430i Cabrio M Sport
BMW 430i Cabrio M Sport

Como parte de seu compromisso em lançar mais de vinte carros no Brasil este ano, a BMW acaba de anunciar a chegada de um de seus modelos mais esperados: o conversível 430i Cabrio M Sport, com preço de R$ 460.950.

 Segundo a marca alemã, o veículo vem equipado com mais tecnologia, conveniência e conforto e se destaca por seu moderno design, tanto na parte interior quanto por fora, oferecendo liberdade a céu aberto e experiência exclusiva. 

A novidade já está disponível em toda a Rede BMW do país. Produzido na fábrica de Regensburg, na Alemanha, o 430i Cabrio M Sport traz motor 2.0l de quatro cilindros com 258 cavalos de potência de 5 mil a 6.500 rpm e 41 kgfm de torque de 1.550 a 4.400 rpm, com aceleração de zero a 100 km/h em 6,2 segundos.

 A combinação de luxo e de esportividade pode ser conferida nos acabamentos em preto, que reforçam o design distinto do modelo, nos detalhes do pacote M Sport, como suspensão, volante e freios no conjunto aerodinâmico e nos cintos e nos bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e de memória.
Citroën C5 XSedã, station wagon ou SUV?

A Citroën acaba de revelar o C5 X, o novo carro-chefe da marca francesa que vem renovar o segmento dos automóveis grandes com uma silhueta original, mesclando sedã, station wagon e SUV. Essa silhueta que inaugura um novo gênero, disponível nas motorizações a gasolina ou híbrida recarregável, exprime modernidade, status e inovação. 

Com entre-eixos de 2,78 metros, o C5 X garante um bom conforto na parte de trás e apresenta dimensões externas com 4,80 metros de comprimento, 1,86 metro de largura e 1,48 metro de altura. “Com o C5 X, queremos levar uma resposta ao mesmo tempo emocional e racional aos clientes do segmento D, que buscam modernidade, refinamento, conforto e versatilidade.

 Com sua silhueta única, seu conforto ampliado, sua motorização híbrida recarregável e suas inovações, o C5X oferece prazer e serenidade, na mais pura tradição da Citroën”, afirma Laurence Hansen, diretora de Produto e Estratégia da marca francesa.
silhueta do novo SUV da Caoa CheryBoas vendas e novidade

Os SUVs da Caoa Chery fizeram bonito no primeiro trimestre deste ano. Três, dos quatros utilitários esportivos comercializados pela marca sino-brasileira, figuram entre os vinte mais vendidos no Brasil, de acordo com ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O Tiggo 5X, campeão de vendas da marca, é o décimo segundo na lista. 

O Tiggo 8 aparece na décima sétima colocação. Na sequência, vem o Tiggo 2 (em décimo oitavo), enquanto o Tiggo 7 figura no vigésimo nono lugar. Para completar a família de SUVs, a Caoa Chery lançará em breve um novo modelo, possivelmente com o nome de Tiggo 3X, posicionado entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X, e que será produzido em Jacareí (SP).
Audi A6 e-Tron ConceptMais um e-Tron

Uma novidade de peso estreia no Salão de Xangai, de 21 a 28 de abril deste ano, com a revelação do Audi A6 e-Tron Concept, protótipo que antecipa o futuro A6 e-Tron, previsto para ser lançado na segunda metade de 2022. 

O conceito faz uso da nova plataforma modular PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em conjunto pela Audi e pela Porsche, e que servirá às próximas gerações de modelos de luxo elétricos de ambas as marcas (e, mais tarde, da Bentley).

 O A6 e-Tron Concept tem dois motores elétricos que garantem 475 cavalos de potência e 81 kgfm de torque instantâneo. Conforme a marca alemã, o protótipo pode acelerar de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos e atingir mais de setecentos quilômetros de autonomia.
 bomba da gasolina Total ExcelliumMove e limpa

Filial do Grupo Total, a Total Brasil lançou uma gasolina aditivada que limpa motores e proporciona proteção para garantir melhor desempenho do veículo, uso de menos combustível e menos emissão de poluentes.

 Trata-se da gasolina Total Excellium. “Os produtos Excellium combinam o melhor know-how tecnológico da Total em sua fórmula e refletem nosso compromisso com a qualidade”, explica Philippe Montanteme, vice-presidente sênior de Estratégia, Marketing e Pesquisa da Total Marketing Services. 

Embora os novos conjuntos de força dos veículos forneçam desempenho cada vez mais alto, eles são cada vez mais sensíveis. 

Os depósitos acumulados podem afetar a operação do motor e o desempenho, resultando em maior consumo de combustível, aumento de emissões prejudiciais e menos potência. 

A Total Excellium é compatível com todos os veículos a gasolina existentes, incluindo automóveis, utilitários leves e motocicletas.
 Hyundai Santa CruzPicape derivada de um SUV

Para competir no segmento de picapes originadas de SUVs, a Hyundai apresentou a Santa Cruz, classificada acima da compacta e abaixo da média, algo como a Fiat Toro e a Renault Duster Oroch.

 A Santa Cruz foi desenvolvida com base no SUV Tucson e deve chegar em breve à Argentina. O novo modelo terá dois motores disponíveis, ambos a gasolina. 

O primeiro é um 2.5 de 190 cavalos, associado a uma transmissão automática de 8 velocidades. O outro é um 2.5 turbo de 275 cavalos, com uma transmissão automática de dupla embreagem de 8 velocidades. Como um plus, ambas as versões da picape da marca sul-coreana terão tração integral com um seletor de modo de condução. 

Quanto aos seus equipamentos, destaca-se o sistema autônomo de frenagem de emergência com detector de pedestres e ciclistas, alerta de mudança involuntária de faixa e detector de fadiga. (colaborou o site Minuto Motor, da Argentina).
mãos segurando um volanteSegurança ao volante

A Younder, startup paulistana especializada em treinamentos corporativos voltados à mobilidade e segurança do trabalho, dá a dica de cinco atitudes que o motorista precisa saber para aprimorar as habilidades da direção segura e inteligente:
- Direção defensiva – É de extrema importância, pois prepara o motorista para imprevistos e eventualidades que podem surgir no trânsito exigindo a melhor tomada de decisão em um curto espaço de tempo. O motorista que dirige por si e pelo outro consegue assegurar a própria proteção e a de quem está nas proximidades. É fundamental estar o mais preparado possível para um imprevisto.
- Comportamento preventivo – É importante que cada motorista faça sua parte para antecipar e prever as eventualidades durante o trânsito e possíveis problemas com o veículo. Para isso, é importante se fazer revisões periódicas.
- Ética e respeito no trânsito – Respeitar as leis. Não colocar sua vida e a dos outros com “jeitinhos”.
- Distância segura – Não andar “colocado” no veículo à frente. É preciso ter espaço para manobras, desvios e uma freada brusca com segurança.
- Para o profissional de frota – O Código Brasileiro de Trânsito é o guia para se dirigir com segurança. Além disso, é recomendado estar por dentro das regras de segurança impostas pela empresa em que trabalha. As mais comuns incluem evitar danos ao veículo, diminuir custos operacionais e reforçar a segurança do próprio profissional.

Fonte: Automotrix

Siga nas redes sociais
Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.

Compartilhe essa notícia: