Blog do Fábio

Blog do Fábio

Talvez seja isso; uma história de dança

Evento cria o “ingresso voluntário”, como forma de contribuição

Fábio Teles

Sexta - 06/11/2020 às 13:50



Foto: Divulgação Vamos dançar!!!
Vamos dançar!!!

Segundo dia de JUNTA tem bate papo sobre produção artística e espetáculo sul-mato-grossense


Nesta sexta-feira (6) segue a programação da 6ª edição do JUNTA – Festival Internacional de Dança. Diante do cenário da pandemia da COVID-19, o Festival desbrava novas maneiras de existir e realiza pela primeira vez uma edição totalmente online. A programação é gratuita e acontece de 5 a 8 de novembro no site www.juntafestival.com.br.

Esta 6ª edição traz a provocação “Plataformas Incendiárias”, onde são colocados temas para se aquecer, requentar, colocar e apagar fogo através da dança dos corpos e das palavras em espaços de debate.

“Pensar em Plataformas Incendiárias é olhar para onde colocar e onde apagar o fogo. É pensar na natureza, na vida, nas pessoas, nas realidades”, explica um dos diretores e curadores do JUNTA, Datan Izaká.

Na sexta-feira, às 10h, acontece o Papos de Kombi, parceria entre o Junta e o Festival Faroffa (SP). Nesse bate-papo de aproximação, artistas ibero-americanos foram convidados para responder as perguntas: Como decolonizar nosso interesse? Por que as distâncias entre a América latina são maiores? É possível pensar uma política cultural latino-americana?O objetivo é a criação de novos espaços de comunicação, conexão e circulação.

A noite, às 20h, será exibido ao vivo o espetáculo Talvez Seja Isso, da Cia Dançurbana. Em Talvez seja isso, Jackeline Mourão mergulha em todos os processos criativos pelos quais já passou, trazendo para cena essas memórias. Um processo inacabado que atinge a inquietude, a crítica, a curiosidade. Sobre se perder e alcançar limites e potencialidades. Sobre um corpo capaz de ser o que é: semelhança, singularidade, fragilidade. 

O festival é contemplado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí e possui patrocínio da Equatorial Piauí. Em 2020, a distribuidora está apoiando 71 projetos artísticos em todo o estado do Piauí.

A programação do JUNTA é gratuita, mas como forma de garantir a sustentabilidade do Festival, o público pode contribuir com a compra de um “ingresso voluntário”, escolhendo o valor que quiser para contribuir com a viabilidade da edição (e da próxima). A contribuição pode ser feita pelo link: picpay.me/juntafestival

 

Confira a programação completa:


Sexta-feira (06/11)

9h – Mostra Para que Não Vire Cinzas

Títulos: Oxóssi-Orfeu – Indira Brígido (CE)

O Novo Anormal – Luiz Outro (PI)

Para mover céus e terra – Cia Kawin (RJ)

10h – Papos de Kombi

20h – Espetáculo Talvez seja isso – Cia Dançurbana (MS)

 

Sábado (07/11)

9h – Mostra Para que Não Vire Cinzas

Títulos: Del otro lado del inverso – Franco Ovideo (Chile)

Dança de aproximamento da morte – Wilena Weronez (PI)

Cuando el bosque avance – Tamara Brito de Heer (Espanha)

10h – Papos de Kombi

17h – Espetáculo Bichos Soltos – Clarice Lima (CE/SP)

18h – Buchada

 

Domingo (08)

9h – Mostra Para que Não Vire Cinzas

Títulos: Buraco – Cia víÇeras (DF)

Camboa – Bruno Moreno (SP/PI)

24por9 – Antropositivo (SP)

15h – Buchada

19h – Experiência em Dança Telekinesis – Co-inspirantes (Chile)

20h – Live Show Getúlio Abelha (PI/CE)


Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: