Blog do Fábio

Patrulha Animal será criada em Teresina


Venâncio articula criação de Patrulha Animal dentro da Guarda Municipal de Teresina

Venâncio articula criação de Patrulha Animal dentro da Guarda Municipal de Teresina Foto: Divulgação

O vereador Venâncio Cardoso (PSDB), apresentou um requerimento verbal, em sessão realizada nesta quarta-feira (29) na Câmara Municipal de Teresina, solicitando à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) a criação da Patrulha Animal, que seria um setor dentro da Guarda Municipal, para atender chamadas de violência contra animais. O requerimento foi aprovado com 18 votos favoráveis e um contrário.

A ideia, de acordo com o parlamentar, é levar a Guarda Municipal a atuar também em questões referentes ao direito dos animais. "Eu tenho recebido muitas demandas de pessoas ligadas à proteção de animais. Estas pessoas têm relatado, utilizando também as redes sociais, maus tratos de cães e gatos em Teresina, além de assassinato de animais inclusive por meio de envenenamento. É uma questão preocupante, por isso é importante criar mais um elemento de proteção. A Guarda Municipal avançou muito nessa gestão, ela tem hoje mais de 400 guardas municipais e 30 viaturas. A nossa reivindicação é que tenha uma Patrulha Animal vinculada à Guarda, visando atender essas denúncias de maus tratos dos animais", explica Venâncio.

Para a protetora de animais, que atua de forma independente, Raissa Rocha, a criação da Patrulha seria uma proteção aos animais e suporte ao trabalho dos protetores, que não tem poder de atuação em diversas situações. “A gente precisa de pessoas que se dirijam ao local das denúncias e que pelo menos instrua as pessoas a como tratar estes animais. Tem casos que as pessoas prendem os cachorros numa corrente num local, pequeno, fechado e quente. Esse tipo de coisa, a gente não pode aceitar, eles são seres vivos. Grandes partes dessas denúncias são relacionadas a isso. Muito pela falta de instrução. A Patrulha se faz necessária, principalmente aos protetores, pois muita gente faz denúncias para nós, como se a gente tivesse condições ou autoridade de ir à casa das pessoas tomar algum tipo de providência e não podemos. Essa patrulha seria um suporte”, afirma.

Casos

Teresina tem registrado vários casos de violências contra animais nos últimos meses. No início deste mês, por exemplo, protetores de animais se reuniram para uma manifestação contra a morte de três cães por envenenamento e um a pauladas no bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina. O protesto aconteceu em frente à casa da principal suspeita de cometer o crime.

Em maio, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Teresina passou a apurar uma denúncia que envolve um áudio gravado, no qual uma suspeita, ainda não identificada, teria confessado matar cachorros. O ato é crime previsto pela lei de crimes ambientais. A denúncia foi feita pela protetora de animais Thanandra Stefany, que era a dona dos animais que foram mortos.

Em janeiro também deste ano, a Polícia Civil do Piauí resgatou 20 cães e três gatos por suspeita de maus-tratos em um abrigo de animais de Teresina. De acordo com a Gerência de Zoonoses, pelo menos 15 cachorros foram diagnosticados com calazar.

--

Fábio Teles com Mariana Duarte 

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: