Blog do Fábio

Blog do Fábio

Iracema Portella destaca o Outubro Rosa em Brasília

A programação do Outubro Rosa que faz prevenção ao Câncer de Mama começa hoje

Fábio Teles

Quinta - 01/10/2020 às 20:58



Foto: Divulgação Iracema Portella:
Iracema Portella: "estratégias para melhorar a qualidade do tratamento do Câncer de Mama"

Neste dia 1º de outubro inicia-se mais uma campanha Outubro Rosa, mobilização mundial em torno da prevenção e do combate ao câncer de mama que salva milhões de vidas ao redor do planeta.

A Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, deputada federal Iracema Portella, destacou que, como nos anos anteriores, o Congresso Nacional participa ativamente da iniciativa iluminando seus prédios com a cor rosa e organizando uma agenda de eventos para discutir as estratégias de enfrentamento do câncer de mama. A Bancada Feminina tem participação central nas ações.

As mobilizações em torno do Outubro Rosa acontecem no Brasil desde 2002, com atividades em todo o País. Recentemente, as campanhas também incluem estratégias voltadas para a prevenção e a detecção precoce do câncer de colo do útero. "O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras.

Ele representa 25% de todos os tumores que afetam as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Para o ano de 2020, estimam-se 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. Os casos de câncer de colo de útero foram estimados em 16.590 para 2020", comentou a parlamentar. 

A pandemia da Covid restringiu as ações presenciais, como as caminhadas, palestras e reuniões; mas há alternativas para manter a força do Outubro Rosa. “Vivemos tempos difíceis em que nossas atenções se concentram no combate à Covid-19. No entanto, sabemos que existem outros problemas de saúde pública que precisamos enfrentar. Daí a importância de unirmos esforços em mais uma edição do Outubro Rosa”, falou Iracema.

De acordo com a deputada, durante todo o mês de outubro, várias atividades serão promovidas no Congresso Nacional, com a Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher da Câmara à frente das ações.

Haverá, por exemplo, um debate para discutir a realidade do adiamento do diagnóstico e do tratamento de câncer no SUS em razão da pandemia. Outras discussões vão abordar temas como menopausa, saúde mental da mulher com câncer de mama durante a pandemia, o papel do Poder Legislativo na causa oncológica, inovação e futuro da medicina no combate à doença.

Como integrante da Bancada Feminina e Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, Iracema Portella não só apoia as mobilizações em torno do Outubro Rosa como também participa dessas ações ao longo dos últimos anos por acreditar que é de fundamental importância avançar cada vez mais na luta pela prevenção e pela detecção precoce do câncer de mama”

“A nossa batalha é constante e engloba estratégias para que seja possível melhorar a qualidade do tratamento, o acesso aos exames capazes de detectar rapidamente a doença e a busca pela saúde global das mulheres, visando o seu bem-estar físico, mental e emocional. Vamos em frente”, concluiu a parlamentar piauiense. 

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br

Compartilhe essa notícia: