Blog do Fábio

Empresas de Parnaíba otimizam atuação no mercado


Lucas Neves - empresário em Parnaíba

Lucas Neves - empresário em Parnaíba Foto: Divulgação

O Sebraetec, programa que conecta os pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos, contribuiu para o avanço da Construvidro e da Impactto Engenharia, empresas localizadas em Parnaíba, cidade do litoral piauiense, distante 318 quilômetros ao norte de Teresina, capital do Estado.

Por meio do Sebraetec, a Impactto Engenharia implantou um sistema de gestão da qualidade, que garantiu a certificação da empresa na IS0 9001, norma adotada no mundo inteiro que atesta a padronização de um produto ou serviço; e no Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras, SiAC, regimento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, PBQP-H, que é uma certificação exigida pela Caixa Econômica e demais instituições financeiras para acesso a financiamento construtivo e, no caso de licitações públicas, para participação nesses certames.

“A consultoria realizada pelo Sebrae foi de grande importância para que minha empresa conquistasse essas certificações, que nos equiparam às melhores construtoras do país. Foi um trabalho árduo, que tratou desde a organização e produção até o controle da qualidade. Fizemos a padronização dos processos e criamos um setor de qualidade, o que facilitou a coordenação das tarefas individuais bem como a mensuração dos resultados. Hoje temos relatórios diários das obras e por meio deles podemos agregar mais valor aos nossos produtos, reduzindo as falhas, desperdício de tempo e material, retrabalho e otimizando os lucros”, pontua o empresário Lucas Neves, proprietário da Impactto Engenharia.

A auditoria na Impactto Engenharia foi realizada no final de 2020, atestando que a empresa segue elevados requisitos em sua atividade operacional, com serviços e produtos de qualidade máxima. Outra empresa beneficiada pelo Programa Sebraetec, por meio do qual o Sebrae subsidia o custo de consultorias em até 70%, foi a Construvidros. O proprietário Charles Sousa conta que resolveu procurar o Sebrae para realização desse trabalho porque não estava vendo o retorno financeiro dos seus investimentos.

“A primeira mudança foi no meu comportamento pessoal. Antes eu estava em todas as áreas e não conseguia me dedicar de maneira eficiente a nada. Fazia tudo e ao mesmo tempo não fazia nada. Durante a consultoria, vi que seria melhor delegar funções e me dedicar mais ao planejamento da empresa. Nesse processo, mesmo em meio à pandemia, eu contratei funcionários e criei setores na Construvidros, que funcionam independentes, mas harmônicos. Hoje a empresa é bem mais organizada, tanto operacional como fisicamente. E o Sebrae foi fundamental para essa mudança positiva, que já começa a ser sentida também no bolso. Não quero mais largar o Sebrae. Que venham mais 20 anos de consultorias”, destaca Charles Sousa.

O trabalho realizado na Construvidros iniciou com o diagnóstico das barreiras técnicas e comportamentais que atrapalhavam o avanço da empresa. Foi quando o consultor identificou a necessidade de organização e controle do estoque, bem como a implantação de um modelo de trabalho para os colaboradores. O planejamento das ações passou a ser feito diariamente, o que reduziu o prazo e elevou a qualidade das entregas. A próxima etapa do processo será focada na avaliação financeira e econômica da empresa.

Veja mais novidades do mundo pet no instagram @caminhaspetscaesegatos

Siga nas redes sociais
Fábio Teles

Fábio Teles

Fábio Teles é jornalista. Escreveu em diversos jornais, blogs, atuou em rádios e TV. Retrata a sociedade em sua forma multimídia. FACEBOOK fabiotelesjornalista INSTAGRAM fabioteles_the WHATSAPP 86 99903.5941 EMAIL fabioteles@yahoo.com.br
Próxima notícia

Dê sua opinião: