Blog do Brandão

Blog do Brandão

Sem plano para Segurança, Polícia realiza ações 'pirangueiras' contra pobres e negros

Os grandes criminosos, traficantes e assassinos (brancos e da Zona Leste) continuam longe do alcance das autoridades

Luiz Brandão

Quarta - 10/07/2019 às 19:16



Foto: Montagem do Piauí Hoje A máscara continua firme no sistema de justiça e segurança em todo o país
A máscara continua firme no sistema de justiça e segurança em todo o país

É uma vergonha o resultado da operação realizada pela Polícia Civil do Piauí nesta quarta-feira. Como sempre, só foram presos pobres e negros da periferia. Os grandes criminosos, traficantes e assassinos (brancos e da Zona Leste) continuam longe do alcance das autoridades. As milícias e assassinos de aluguel estão intocáveis.

Esse modelo de segurança não vai a lugar nenhum. É só um espetáculo populista em busca de votos futuros. Uma vegonha para um governo comandado pelo PT.

Faz é vergonha mostrar tanto policiais nas ruas pra prender "pirangueiros" e "piabas". É ainda mais vergonhoso liberar a exposição da imagem dos presos para fotógrafos e cinegrafistas. Um espetáculo criminoso. Ninguém pode ser exposto sem autorização. Está na lei. É repugnante se expor seres humanos ao ridículo para tirar proveito disso.

Repito: presos expostos sem autorização dos próprios é crime. Por isso pergunto: por que esses bravos cidadãos da lei não são tão bravos assim contra peixes grandes, denunciados por envolvimento em grandes esquemas de grilagem, corrupção, tráfico de drogas e outros crimes? A valentia é mesmo só com pobres e favelados indefesos?

Sei que vai já aparecer aqui puxa saco para dizer que estou defendendo "bandidos perigosos". Isso não me importa. Podem falar o que quiser. Depois podem passar em gabinetes e garantir suas sinecuras. Isso não vai mudar o que penso e o que a realidade mostra de forma cristalina.

O discurso dos puxa saco só vai aumentar a certeza de que não há um plano de segurança pública para o Estado. Sair na foto prendendo e mostrando pobres na TV só mostra que o "combate ao crime" é tão "pirangueiro" quanto os capturados hoje.

É por essas distorções do significado de plano de segurança e de combate ao crime e à impunidade que o Brasil chegou na situação em que está hoje, por aplicar esse modelo que só atinge os pobres, negros e favelados.

A prova disso estão nas cadeias lotadas de miseráveis, sem dentes, doentes e viciados em drogas como cachaça e crack. Esse modelo alimenta o ódio, o preconceito e a impunidade. Os que tem dinheiro para pagar advogados e compra sentenças são inimputáveis.

É também por isso que existem centenas de presos condenados até sem provas dos crimes. Há relatos de muitos casos de pessoas que foram condenadas e estão pagando por crimes que nunca cometeram só por pura armação com provas duvidosas ou plantadas.

EM TEMPO

Pirangueiro é um termo policial que identifica pessoas que cometem, repetidamente, pequenos delitos, como furto de carteiras para cédulas de dinheiro. É o conhecido "batedor de carteira" ou "lanceiro".

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: