Blog do Brandão

Blog do Brandão

PCdoB defende professor e detona empresário por causa de Jair Bolsonaro

Reação é resultado da polêmica homenagem do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, e do advogado Valdeci Cavalcante a Bolsonato

Luiz Brandão

Terça - 06/08/2019 às 00:12



Foto: PCdoB Símbolo do PCdoB
Símbolo do PCdoB

A direção estadual do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, lançou nesta segunda-feira (05), uma nota em defesa do professor e ex-deputado federal Manoel Domingos Neto, vítima de ataques virulentos e de cunho pessoal dirigidos a ele pelo presidente da Fecomércio-Sesc no Piauí, o advogado e empresário Valdeci Cavalcante. Os ataques são resultado de protestos contra homenagem ao presidente Jair Bolsonaro proposta pelo prefeito de Parnaíba, o Mão Santa, com aval de Valdeci.

Confira a seguir a nota do PCdoB.

"Partido Comunista do Brasil
Comitê Estadual do Piauí

Foi com indignação que o PCdoB do Piauí tomou ciência, através de portais de notícias locais, das ofensas, mentiras e calúnias assacadas pelo Sr. Valdeci Cavalcante, presidente da Sistema Fecomércio/Sesc no Piauí, contra o professor, escritor, intelectual reconhecido e ex-deputado federal pelo PCdoB, Manuel Domingos Neto e, também, contra a nossa agremiação política. Só mesmo oambiente de ódio, ressentimento e revanchismo que tomou conta do Brasil no processo da trama política que culminou com a deposição da presidente Dilma Roussef, democraticamente eleita pelo povo brasileiro, pode gerar tão descabidos ataques. Em resposta às graves calúnias a direção do PCdoB do Piauí, assim se manifesta:

1 – O PCdoB, que resistiu com bravura, coragem e amplitude à ditadura militar instaurada no Brasil em 1964 e que, por 20 anos, suprimiu a democracia, assassinou militantes comunistas, torturou e exilou seus opositores rechaça, com veemência, anova ofensiva dos que não toleram a convivência democrática e que, outra vez, se utilizam de falsos e mentirosos argumentos para atacar o PCdoB e a democracia.

2 – O PCdoB, e toda a sua militância, prestam irrestrita solidariedade ao Professor Manuel Domingos Neto, cidadão, político, historiador e militante das causas mais nobres do povo brasileiro cuja honra, as ofensas, calúnias e mentiras proferidas pelopresidente do Fecomércio/Sesc tenta, inutilmente, macular. Os recentes ataques ao Professor Manuel Domingos Neto, que no passado foi vítima das atrocidades da ditadura militar, se deram em razão de sua manifestação contrária ao processo de militarização do ensino no Brasil e sua oposição à implantação de uma escola militar em Parnaíba, cujo nome será, segundo o detrator, uma homenagem ao presidente Jair Bolsonaro, inimigo número um da educação no Brasil.

3 – O PCdoB entende que o processo de militarização do ensino é grave retrocesso paraa educação, para a democracia e para a formação da nossa juventude, em especial. Reafirmamos nossa defesa da educação como instrumento de formação plena dos cidadãos em escolas democráticas e que considere adiversidade dos aspectos sociais, regionais e culturais da nação brasileira.

4 – Por fim nos somamos aos que defendem a Constituição Federal que, literalmente, proíbe que pessoas, em vida, sejam homenageadas com seus nomes apostos em prédiospúblicos. Por isso, envidaremos esforços pra que os órgãos judiciários competentes ajam no sentido de corrigir o flagrante desrespeito a lei, que é a nomeação da antiga Escola Osório Miranda, em Parnaíba, com o nome do presidente Jair Bolsonaro.

Teresina, 05 de agosto de 2019
Direção Estadual do PCdoB do Piauí"

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: