Blog do Brandão

Blog do Brandão

O primeiro golpe do PMDB no Piauí foi logo após a ditadura militar; vítimas foram Hugo e Tancredo

Segunda - 08/05/2017 às 19:05



Foto: Foto reprodução A história se repetindo e registrada na imprensa
A história se repetindo e registrada na imprensa

O primeiro golpe do PMDB após a fim do regirme militar foi logo na eleição indireta de Tancredo Neves. Isso está documentado no extinto jornal O Estado, do Piauí, por um jornalista cearense chamdo Sílvio Leite. Era um grande repórter, boa gente, cabeludo e boêmio. Trabalhou no jornal O Estado, em Teresina, nos anos 80 do século passado.

Silvio Leite era inqueito. Vivia pelo mundo. Não parava em lugar nenhum. Era um "passageiro do mundo", como ele mesmo dizia. Gostava de uma cerveja e fumava muito. Ele veio a Teresina a convite do dono do jornal O Estado, o saudoso Hélder Feitosa. Ficou uns tempos na cidade. Mas vez por outro sumia e aperecei tempos depois.

Foi na coluna "Politica" assinada por Sílvio, em 3 de Janeiro de 1985 que ele relatou o primeiro golpe do PMDB após o golpe militar de 1964. A pérola foi encontrada agora numa pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, de uma estudante de jornalismo da da Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Pela simples publicação em o Estado, em 3 de janeiro de 1985, é possível notar o quanto é atual o artigo do jornalista. E também revelador. Mostra que os golpistas daquela época se mantém nos mesmos grupos familiares e defendem as mesmas práticas de mordomais e privilégios.

O artigo é curto, mas mostrar que as ideias são as mesmas. Os discurso também. E mais ainda: os mostra que mesmo os que morreram deixaram seus herdeiros com os mesmos impetos e puro sangue golpista. É a história mnostrando que se repete.

A SEGUIR FOTO DO ARTIGO DE SILVIO LEITE EM 3 DE JANEIRO DE 1985.

O artigo do Silvio Leite

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: