Blog do Brandão

Blog do Brandão

Governadores não querem a culpa pela impopular Reforma da Previdência de Bolsonaro

De olho na Presidência da República, Maia e Alcolombre tentam acordo pela reforma da Previdência; eles querem dividir o desgaste

Luiz Brandão

Segunda - 01/07/2019 às 21:25



Foto: Agência Senado Rodrigo Maia e David Alcolumbre só estão pensando no futuro político deles
Rodrigo Maia e David Alcolumbre só estão pensando no futuro político deles

Os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, David Alcolumbre, ambos do DEM, convidaram os governadores do Nordeste para mais um reunião para tratar da tentativa de acordo em torno da Reforma da Previdência. A reunião com o presidente do Senado está acontecendo agora (21) desta segunda-feira, na casa do senador. A reunião com Rodrigo Maia está marcada para às 10 horas desta terça-feira (02.07).

O governador do Piauí, Wellington Dias, chegou à casa do presidente do Senado, em Brasília, por volta das 20h30min, desta segunda-feira para participar da reunião. Ele é um dos líderes que defendem alterações no texto para inclusão dos estados e municípios na Reforma da Previdência.

Mas os chefes dos executivos locais não vão só ouvir os apelos do deputado e do senador. Eles também têm uma agenda de projetos que podem levar mais recursos aos entes federativos no curto prazo.

A negociação com governadores estava travada e a avaliação é de que será muito difícil viabilizar o acordo. Parlamentares já consideram tratar do assunto em um segundo momento, com a apresentação de um projeto de lei complementar ou outra medida após a aprovação da reforma pela Câmara.

A percepção é que os governadores do Nordeste não serão capazes de convencer suas bancadas e garantir a entrega dos votos para a aprovação da reforma. Os gestores estaduais estão mais empenhados no encaminhamento de um pacote de projetos que pode gerar receita às suas regiões no curto e no médio prazos do que na reforma da Previdência.

Alguns avaliam que, além de gerar recursos apenas a longo prazo, a proposta tem caráter impopular e pode trazer consequências para o debate eleitoral do ano que vem. Os governadores querem que o Congresso aprove o projeto do bônus de assinatura do pré-sal e o da securitização. Na semana passada, a Câmara já aprovou a proposta que trata da distribuição de recursos do fundo social do pré-sal.

Fonte: Da redação com informações da AE e Agências Câmara e Senado

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: