Blog do Brandão

Blog do Brandão

Governador definiu a reforma e já tem nomes dos secretários; o anuncio deve ocorrer dia 13

Sexta - 08/02/2019 às 15:02



Foto: Jorge Bastos/CCom Governador do Piauí, Wellington Dias
Governador do Piauí, Wellington Dias

O governador Wellington Dias já definiu a reforma administrativa que vai fazer e falta pouco para ele fechar a lista dos nomes que vão compor o secretariado e a direção de outros órgãos do governo estadual. 

As mudanças não vão ser tão grandes e radicais. Duas secretarias e 10 coordenadorias serão extintas. Pelo menos 10 secretários serão mantidos, porque o governador quer aproveitar os mais experientes, que já demonstraram agilidade e também conquistaram a confiança dele.

O governador não tem pressa para a mudança de titulares de cargos. Poderá fazer essa mudança de uma vez ou anunciar a nova equipe aos poucos. Como ele mesmo sempre diz, quem tem tempo não precisa de pressa.

Fonte de dentro do Palácio de Karnak me disse nesta quinta-feira (07) que o governador Wellington Dias está esperando decisões do governo federal para adequar o Estado à nova estrutura de governo. Também está aguardando decisões da Câmara e do Senador para saber com quem realmente vai poder contar no Congresso. 

E essa precaução de Wellington é razoável para um político que está no quarto mandato de governador. Como diz a vice-governadora Regina Sousa, esse é o mandato dele e não pode errar sob risco de ter todo seu legado esquecido.

QUEM FICA NO GOVERNO - Nos bastidores do Karnak e da Assembleia Legislativa é dada como certa a permanência dos secretários Rafael Fonteles (Fazenda) Florentino Neto (Saúde), Ricardo Pontes (hoje na Administração), Daniel Oliveira (Justiça), Guilhermino Pires(Transportes), João Rodrigues (Comunicação), Ana Paula (hoje na Sasc), Luís Coelho/Liziê (Mineração), Mauro Eduardo (SEID), Antônio Neto (hoje no Planejamento), além de Roberto John, chefe da representação do Estado em Brasília.

Também é dada como certa a nomeação da deputada federal Rejane Dias (Educação) e do deputado federal Fábio Abreu (Segurança). Esse último já confirmou o convite do governador e na reunião da bancada federal na quarta-feira disse aos colegas que vai assumir o cargo e, por isso, abdicou de indicar nomes para cargos no governo federal.

QUEDA PRO ALTO - As mudanças no governo também virão de baixo pra cima. É a chamada queda para o alto. Segundo fonte no Karnak, alguns auxiliares do segundo escalão que "mostraram trabalho e conquistaram a confiança do governador" deverão ser alçados ao primeiro escalão.

O portal estás apurando as informações. Os nomes dos novos secretários e dos que podem ficar estão sendo "divulgados" por fontes do governo em nível de "é só especulação. O governador não diz a ninguém esses nomes". No entanto, há vazamentos e como diz o ditado popular, onde há fumaça, há fogo.

Tem jabá da Cepisa correndo?

Quando era empresa pública, a Cepisa vivia apanhando nas rádios, jornais, TV e portais. Todo mundo reclamava. Era porrada sem dó. Agora, como empresa privada, os serviços da Cepisa estão tão ruins ou piores do que antes e não se vê comoção e nem indignação.

Estará correndo jabá?

Problemas recorrentes

Para se ter uma ideia da baixa qualidade dos serviços da "Cepisa", o posto de atendimento no Espaço Cidadania Cidadão, num shopping da cidade, é o primeiro que fecha porque o "sistema" da empresa é ruim e só vive fora do ar. Nesta quinta-feira (07), por exemplo, o posto fechou no meio da tarde. E os consumidores que se lasqurm

Sem defesa, sistema paga o pato

Desde que empresas privadas e órgão públicos passaram a usar sistemas informatizados muito empregado e diretores tem se apegado a esses sistemas para cobrir falhas de gestão sem causar revolta imediata.

Para se livrar de qualquer reclamação de clientes e ou de contribuintes, o empregado ou diretor diz logo: o problema é no sistema. Como o diabo do sistema não pode se defender, o prejudicado que se lasque.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: