Blog do Brandão

Blog do Brandão

Em Teresina, Wellington teria quase o dobro dos votos de todos os outros candidatos, diz pesquisa

Segunda - 13/03/2017 às 22:03



Foto: Paulo Barros Depoimento do governador Wellington Dias
Depoimento do governador Wellington Dias

Se a eleição para governador do Piauí fosse hoje (13.03), o petista Wellington Dias seria reeleito com maioria de quase o dobro de votos dos demais possíveis candidatos ao governo do estado em Teresina. Isso é o que mostra o resultado da pesquisa do Instituto Datamax, divulgada nesta segunda-feira, em Teresina.

De acordo com informações aputadaspelo portal, a pesquisa foi realizada em fevereiro e ouviu 300 pessoas maiores de 16 anos, em Teeesina. 

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em que vai votar sem ter nenhum nome de candidato citado, se a eleição para governador do Piauí fosse hoje, Wellington Dias teria 42% da preferênca dos eleitores de Teresina. Os demais possíveis candidatos, juntos, não chegam a 24% dos votos dos entrevistados pelo Datamax. Os eleitores que não souberam responder ou não opinaram somaram 28%.

FIRMINO  EM SEGUNDO - De acordo com a pesquisa, o tucano Firmino Filho foi o nome mais lembrado espontaneamente pelos entrevistados depois de Wellington Dias, com 10% das opiniões, seguido de Sílvio Mendes, com 3,71%, Elmano Ferrer, com 3,29%, nulos e brancos, 2%, Wilson Martins, 1,86% e Dr. Pessoa, com 1,43% foram os nomes que passaram do 1% das entrevistas.

Governador 2

SIMULAÇÕES - O instituto simulou várias situações de disputa, com Wellington Dias sempre na frente dos adversários. Contra João Henrique (PMDB), que ficou com 12,29% das intenções, Wellington Dias aparece disparado com 76,86%. Contra Wilson Martins (PSB), que ficou com 25,43%, Wellington Dias obteve 64,14% das respostas.

Se disputasse com João Vicente Claudino (sem partido), com 11,86%, o petistas levaria em primeiro turno, com 75,43%, a maior diferença registrada na pesquisa. Contra Firmino Filho, a diferença cai, mas a vitória seria em primeiro turno: 56,57% de Wellington Dias contra 37% do prefeito tucano.

A menor diferença foi registrada numa eventual disputa do atual governador com Sílvio Mendes (PSDB), que ficou com 38,57%. Wellington Dias terminou com 56,43% das intenções de votos dos entrevistados.

Governador 1
Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: