Blog do Brandão

Blog do Brandão

Direita usa mentiras e propaganda na tentativa de proteger Sérgio Moro

Abusos na Lava Jato causaram falências e milhões de desempregos no Brasil; site Intercept revela esquema e desmoraliza chefes da operação

Luiz Brandão

Domingo - 30/06/2019 às 23:51



Foto: Imagem capturada pela Internet As manifestações se esvaziaram, a avaliação do governo despenca e já há racha entre seus apoiadores
As manifestações se esvaziaram, a avaliação do governo despenca e já há racha entre seus apoiadores

Parte da velha mídia insiste em mentir, mas não tem mais como esconder a verdade: quem quebrou as maiores empresas do Brasil e gerou milhões de desempregos foram os atos ilegais de Sérgio Moro, quando ele atuava como juíz e, ao mesmo tempo, comandante da força tarefa da Lava Jato. O fracasso das manifestações deste domingo (30) revelam bem a desidratação do apoio ao ex-juíz, ao Governo Bolsonaro e seus métodos.

Mas para manter seu apoio à turma do Paraná, neste domingo, o Fantástico, da Globo, fez duas reportagens para mostrar os "milagres" feitos pela Lava Jato. A primeira foi sobre obras paradas. Uma matéria superficial para mostrar "estragos da corrupção" e o grande desempego que causa.

A outra foi sobre os bens de condenados pela Justiça no Rio de Janeiro, entre eles carros, iates e barcos e imóveis de Eike Batista e Sérgio Cabral, ex-governador hoje preso numa penitenciária por ter sido condenado a mais de 100 anos de reclusão.

Mas, em nenhum momento, as reportagens mostraram o "outro lado da história". Foi só um relato. Fez propaganda da Lava Jato sem tocar, em nenhum momento, nas ilegalidades cometidas por chefes da operação, agora comprovadas com as publicações do site The Intercept Brasil.

A Globo, como sempre, só defende a Lava Jato e joga a culpa de tudo, inclusive do desempego, em gestões passada. Como papagaio, só repete que a "culpa é da corrupção", mas não diz exatamente de quem praticou, deixando suspeitas sobre todo mundo no ar, como se ela própria estivesse acima do bem e do mal.

Isso sugere perguntar: o que realmente a Globo esconde ou quer esconder? Será que ainda acredita que a propaganda em favor da Lava Jato vai abafar o caso das ilegalidades dos procuradores liderados por Deltran Dallagnol e do ex-juiz e agora ministro Sérgio Moro na força tarefa?

Ela e suas aliadas podem fazer o que bem entender, mas já sabem que não têm mais como esconder que as ações arbitrárias de Moro no comando da Lava Jato provocaram a falência das nossas maiores empresas e, consequentemente, milhões de desempregos.

A corrupção é indefensável, como também o uso de métodos ilegais, abusos de autoridades e partidarização de quem quer que seja para combatê-la. Não se pode aceitar atos criminosos em nome do combate ao crime.

Mas tudo que ocorre na Lava Jato será passado a limpo. E podem esperar: o povo vai cobrar essa conta e ela não será barata. 

Quem viver, verá.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: