Blog do Brandão

Blog do Brandão

Bancada do Piaui classifica "peso" dos cargos federais antes de fazer rateio

Quinta - 07/02/2019 às 18:02



Foto: © Zeca Ribeiro/ Câmara dos Deputados Camara Federal
Camara Federal

Nós gabinetes dos políticos em Brasília há uma classificação dos cargos federais. Eles vão de excelente, bom, razoável a fraco. A representação da Codesvaf, sob comando do senador Ciro Nogueira (PP) e do DNIT, sob a tutela do senador Elmano Férrer (PTB) são classificados como excelentes. Já a Funasa, de Átila Lira (PSB) é razoável, assim como a Superintendência da Pesca e Aquicultura, dada à Iracema Portella (PP). A Superintendência Regional da PRF no Piauí é considerado cargo fraco, assim como a Delegacia do MDA. A chefia Conab, de acordo com a classificação, é cargo bom.

Deputado Júlio César

O INCRA é excelente e ficou para Júlio César Lima (PSD foto acima). O Ibama é bom, bem como a Superintendência do Trabalho e do Emprego no Piauí. O DNOCS é excelente, assim como os Correios. 

Oposição nunca mais

O deputado federal Átila Lira deverá mudar de partido em breve. Vai deixar o PSB para ingressar num partido ligado aos governos federal e estadual. O parlamentar teria confessado a amigos que não vai mais disputar eleições na oposição. 
Átila quase foi devorado pela porca do Índio. Obteve pouco mais de 54 mil votos. Foi reeleito no fim da fila, na rabada, como se dizia antigamente.

Bateu na trave e quer mais visibilidade

Outro político "escabriado" com a oposição é o novamente suplente Mainha, do PP, que obteve mais de 61 mil votos. Ele faz parte do time do senador Ciro Nogueira (PP) e luta por um cargo com maior visibilidade no governo de Wellington Dias (PT). Mainha foi suplente da deputada federal reeleita Rejane Dias (PT).

Ponte da salvação

O governador do Distrito Federal Ibanez Rocha (MDB) tem sido a ponte que liga os piauienses postulantes de cargos e interlocutores do governo federal.
Como se diz piauiense, Ibanez tem recebido muitas visitas desde que foi eleito governador do DF e passou a ser conhecido no Piauí.

Calado, mas preparando o troco

O senador Ciro Nogueira (PP) está calado, como canário na muda. O presidente Jair Bolsonaro não quis papo com partidos e isolou políticos como Ciro. Mas o senador piauiense está só esperando a hora pra dar o troco. Ou ser ouvido.

Deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI)

Marcelo de olho no Karnak

Se não decepcionar o eleitorado piauiense durante o primeiro tempo do seu mandato, o senador Marcelo Castro (MDB,foto acima), estará cacifado para disputar a sucessão da futura governadora Regina Sousa (PT). 
Wellington voltaria para o Senado e o PT indicaria o vice de Marcelo.

Só se ela aceitar

Mas eles não podem deixar de combinar com a professora Regina Sousa. Se assumir o lugar de Wellington Dias ela tem todo o direito de pleitear a reeleição.

Ex-presidente Lula

Moro de saia condena Lula

Como já era esperado, dadas as opiniões e ações da juíza Gabriela Hardt, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto acima) foi condenado a 12 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro nesta quarta-feira (6), no processo da Lava Jato em que Lula é acusado de que recebeu propina para a reforma de um sítio em Atibaia (SP).

Cabe recurso, mas é só lero

A sentença da juíza substituta Gabriela Hardt, da primeira instância, sobre o caso do sítio de Atibaia é a segunda que condena Lula na Operação Lava Jato no Paraná. Cabe recurso. Outras doze pessoas foram denunciadas no processo.
Lula só será inocentado com pressão popular. O resto tá dominado.

Tem jabá na área?

Quando o abastecimento de água de Teresina era de responsabilidade da Agespisa, setores da imprensa metiam a ripa e batiam na estatal como se bate em macaco pra conhecer dinheiro. Agora, quase  ninguém fala da buraqueira que a Águas de Teresina está deixando em locais onde fazem serviços de tubulação. Na área da UFPI está tudo que esfalto cortado. Será que está correndo grana?

AS DO FIM

*Os tucanos adoram falar em renovação e alternância de poder. Desde que seja no ninho dos outros. Que o diga os tucanos de Teresina.

*Por falar em tucanos, quando é mesmo que o PSDB vai se livrar de Aécio Neves e mudar de nome pra não sumir de vez?

*Sem fiscalização, as telefônicas estão superlotando os postes com cabos. E colocando vidas em riscos.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: