Blog do Brandão

Blog do Brandão

Bolsonaro demitirá ministros e recriará ministérios para agradar aliados políticos

Presidente também sofre pressão para esvaziar poderes de Moro e conter Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores

Luiz Brandão

Quarta - 29/01/2020 às 21:17



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Ministro da Educação, Abraham Weintraub
Ministro da Educação, Abraham Weintraub

O presidente Jair Bolsonaro fará mudanças de titulares em alguns ministério. Por se meter em muita confusão, criar problemas pro governo e demonstrar incompetência na pasta, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, deverá ser o próximo a ser demitido. A queda do ministro deve ocorrer antes do carnaval.

O descontentamento de Bolsonaro com Abraham Weintraub vem se acumulando e chegou ao pico na mais recente crise na Educação por causa das lambanças no Enem e no Sisu.

Ou seja, a batata do ministro mais despreparado que já passou pelo MEC está assando. 

Outro que deverá perder o cargo é o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, por meter o país em em assuntos sobre os quis deveria se manter neutro. Militares estariam fritando o chanceler.

Crise constante na Educação

Abraham Weintraub substituiu o também olavista Ricardo Vélez Rodríguez, colombiano que assumiu o cargo de ministro da Educação na primeira lista de Jair Bolsonaro.

Vélez fez tanta lambança no MEC que durou pouco tempo no cargo. Era tão desastrado no trato com educadores e instituições de educação quanto seu sucessor.

Para o lugar de Abraham Weintraub Jair Bolsonaro deverá convidar o senador Izalci Lucas Ferreira, do PSDB/DF. Ele fez parte da coligação do PSDB e PSL no Distrito Federal.

Pressionado por aliados, o presidente ainda pensa em recriar ministérios, como o da Defesa. Ele não desistiu da ideia, apesar de ter acalmado os ânimos da velha imprensa e dos lavajistas ao dizer que não iria mais recriar o Ministério da Defesa, como chegou a anunciar.

A recriação do Ministério da Defesa tiraria poderes do ministro Sérgio Moro. O ex-juíz chegou a dizer a interlocutores que deixaria o governo se Bolsonaro divide-se o Ministério da Justiça e Segurança Pública, hoje sobe o comando dele.

Sérgio Moro já está certo de que deverá ser rifado. Mas segundo notícias divulgadas nesta semana, ele j á aceita a ideia de deixar o Ministério, desde que sua vaga no Supremo Tribunal Federal - STF, seja garantida, como teria prometido Bolsonaro. Até porque de outra forma Moro jamais chegaria ao STF, onde já enfrenta grande resistência de ministros.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: