Blog do Brandão

Blog do Brandão

Acordo para eleger Flora garante próxima vaga no TCE para o MDB e mudança na Assembleia

Deputados filmaram seus votos; O governador Wellington Dias venceu Ciro Nogueira outra vez

Por Luiz Brandão

Domingo - 19/09/2021 às 12:03



Foto: Divulgação Flora Isabel
Flora Isabel

Na quinta-feira passada (16.09) a deputada Flora Izabel, do PT, foi eleita para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado - TCE. Ela teve 17 votos, contra 12 dados ao seu colega Wilson Brandão.  e já foi nomeada para o cargo pelo governador Wellington Dias.

A disputa para preencher a vaga deixada no TCE com a aposentadoria compulsória do conselheiro Luciano Nunes foi acirrada. Houve muitas negociações, promessas e até barganha de voto por dinheiro. Ao final, segundo fonte do Blog na Assembleia, o que garantiu a vitória da petista foi um acordo do grupo governista com o PMDB.

Pelo acordo, segundo a fonte do Blog, pelo a próxima vaga de conselheiro no TCE está garantida um deputado do MDB. Para fechar o acordo e acalmar os "rebeldes", houve uma reunião até alta madrugada, na casa do deputado João Madison Nogueira (MDB). As ofertas foram variadas.

No acordo também estaria previsto mudança radical na Mesa Diretora da Assembleia, apeando Themístocles Filho do "reinado" no próximo ano. O senador Marcelo Castro, sempre fiel ao que promete, participou das negociações para garantir e vitória governista.

Para provar que os envolvidos no acordo "honraram a palavra", os deputados filmaram seus votos com celular antes de colocar na urna. O deputado Henrique Pires não teria seguido o acordo com o MDB, partido que sempre esteve no governo, seja ele qual for.

Não distante do acordo ocorreu outra disputa. O deputado Wilson Brandão é da base do governo, mesmo filiado ao PP do senador Ciro Nogueira. A ideia era eleger Wilson para garantir o discurso de que "Ciro venceu Wellington Dias na Assembleia". O governador venceu o senador outra vez.

Siga nas redes sociais
Luiz Brandão

Luiz Brandão

Luiz Brandão é jornalista formado pela Universidade Federal do Piauí. Está na profissão há 40 anos. Já trabalhou em rádios, TVs e jornais. Foi repórter das rádios Difusora, Poty e das TVs Timon, Antares e Meio Norte. Também foi repórter dos jornais O Dia, Jornal da Manhã, O Estado, Diário do Povo e Correio do Piauí. Foi editor chefe dos jornais Correio do Piauí, O Estado e Diário do Povo. Também foi colunista do Jornal Meio Norte. Atualmente é diretor de jornalismo e colunista do portal www.piauihoje.com.

Compartilhe essa notícia: