Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

O preço da arrogância: Fábio Novo fala sobre segundo turno

Na coluna de hoje, jornalista e especialista em política dá sua opinião sobre 2º turno

Fábio Novo

Sábado - 28/11/2020 às 14:20



Foto: PT.org.br Fábio Novo fala sobre 2º turno que acontece neste domingo, 29, em Teresina
Fábio Novo fala sobre 2º turno que acontece neste domingo, 29, em Teresina

Pessoa deve ser eleito amanhã com uma vitória estrondosa sobre o PSDB, pondo fim a uma hegemonia de 4 décadas. E olha que a gestão do Firmino é a melhor das 4! Fez mais obras e ainda deixa em caixa R$ 1 bilhão! Isso fez acender no alcaide a arrogância que qualquer um do ninho tucano levaria a parada! Filho desprezou as pesquisas que apontava Silvio Mendes como o mais competitivo e preferiu um preposto! Com Silvio pairava o medo da luz própria! Já com Montezuma era a certeza do soldado fiel para o projeto eleitoral de 2022.

Toda a estratégia foi montada pensando em 2022! A pré-campanha e toda a campanha foi atirando no PT! No segundo turno isso foi intensificado, mesmo o candidato sendo do MDB. Pessoa hoje está filiado a um partido da base governista, mas há dois anos foi candidato contra o próprio Wellington Dias. Esqueceram de bater no médico e mostrar seus pontos fracos! O candidato não é do PT! Insistiram na tese, novamente pensando em 2022! Esqueceram de discutir os problemas da cidade! No desespero chegaram a comparar obras inacabadas do PT, como se o PSDB tivesse lastro para tal! Em 34 anos de gestão tucana, muitas vezes o PT estendeu  a mão para o PSDB, olvidando diferenças partidárias e pensando no bem comum,  para concluir carcaças de 30 anos. Foi assim com o HUT, HU, Ponte Estaiada, alargamento da Av. Kenedy e Ponte JK. E se tivesse sido chamado, o PT também ajudaria a concluir a tão decantada galeria do Mocambinho.

No 1º turno o PSDB conquistou pouco mais de 1/4 do eleitorado de Teresina! Firmino ao ousar com o sistema de transporte fez mal feito! Pecou ao importar um modelo de Curitiba fora da nossa realidade! Sem dialogar espremeu avenidas, retirando retornos e ônibus de circulação. O desenho do novo sistema proibiu estacionamentos e matou o comércio do Dirceu, São Joaquim e Miguel Rosa. Hoje a Integração é uma bomba relógio! Na drenagem até São Pedro perdeu a paciência! A uma semana do  1º turno, em pleno B-R-O-Bró, mandou uma chuva para refrescar nossa memória do quase nada feito! Na saúde, a prefeitura tem um débito com 80 mil teresinenses esperando por uma consulta ou cirurgia. E olha que na gestão do PT, mais uma vez a mão foi estendida. A partir da gestão Dilma, Teresina salta de 15 para 30 milhões/mês para gastar com consultas e cirurgias.

O médico que será eleito amanhã acumulou musculatura eleitoral, sendo o SUS que a prefeitura não foi! Em seus 4 mandatos de vereador palmilhou os bairros, vilas e favelas consultando e operando! Contra ele pesa a acusação de ter recebido pelo SUS, mas ele fez! Pior é a prefeitura que passou a receber dobrado e não fez! Pessoa será um bom gestor? Não sabemos! Como vereador e deputado fez mandatos que não se destacaram! É atabalhoado ao falar!  Por isso, sua coordenação de campanha o esconde! Mas pode fazer como Peninha que cantou em Levando a Vida que “saber ouvir é mais saber”. E se ouvir e fizer já será um grande passo!

O PSDB perderá amanhã por não exercitar o diálogo! Perderá por não ter seguido a sinalização das pesquisas que apontava o médico Silvio Mendes como seu melhor quadro! Perderá para a forma arrogante e fechada de ser do Firmino! Perderá para a forma pitbull da esposa do prefeito que coagiu e ameaçou comissionados e terceirizados. Teresina cansou da arrogância! Firmino tinha consciência disso, mas apostava que seus feitos - melhores que as outras três gestões – somado a força da máquina, um exército de lideranças na folha da prefeitura e 300 candidatos a vereadores era a fórmula certa para  ousar mais vez, apresentando agora não um candidato arrogante, mas de personalidade truculenta! Errou!

Fábio Novo é jornalista especialista em política

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: