Artigos & Opinião

Artigos & Opinião

Após a eleição de Jair Bolsonaro, o cenário é oportuno para empreender?

Quarta - 07/11/2018 às 11:11



Foto: Mercado Executivo Empreender
Empreender

*Por Rodrigo Mancini
Economista, Mestre e Doutor em geografia econômica

Depois de alguns anos de severa crise política, recessão econômica e um país mergulhado em incertezas e discussões polarizadas, os rumos políticos estão definidos. Venceu a proposta de governo que conduzirá o Brasil com ideias liberais, o oposto do que foi praticado nos últimos anos.

E o que isto significa para quem quer empreender? Será que chegou a hora de montar o meu negócio? Com as propostas do novo presidente o país voltará a crescer, criando um cenário favorável às empresas? Estas e outras perguntas, com certeza, estão na mente de quem sempre sonhou em ter o próprio negócio ou mesmo engavetou seu projeto por conta da crise.

Há quem diga que é possível empreender independente do momento ou cenário econômico. Uma vez que a coragem e a aptidão para administrar riscos é uma característica determinante de todo empreendedor. Isso não quer dizer que podemos ser inconsequentes.

É importante que o empreendedor leve em consideração o seu perfil, de acordo com a sua capacidade e disposição ao risco. Para tanto, poderíamos classificá-lo em três categorias: conservador, moderado ou arrojado.

Empreendedor Conservador
                                    
Funcionários ou ex-funcionários acostumados com uma renda mensal fixa e com recursos financeiros muito limitados. Apesar de boas ideias e do desejo de montar a sua empresa, têm pouca disposição ou condição ao risco. Em geral, neste perfil estão aqueles que querem manter o seu emprego fixo e abrir uma empresa, ao mesmo tempo.

Ou ainda, quem possui todas as condições favoráveis e necessárias para implantar um grande negócio, mas, por medo, opta por um projeto pequeno. Para ilustrar, seria como se a pessoa tivesse o desejo e todas as possibilidades para montar uma grande rede de franquias de bolo de pote, em shoppings, mas prefere iniciar com um quiosque bem pequeno, por insegurança.

Empreendedor Moderado

É aquele profissional que não cogita mais trabalhar como funcionário e tem condições financeiras razoáveis, ou seja, possui uma reserva suficiente para montar o seu negócio e se manter até que a empresa comece a dar retorno, mas não quer correr risco expressivos.

Utilizando o exemplo anterior, são aqueles que estão preparados para empreender, com todas as condições favoráveis para implantar a tão sonhada rede de franquias de bolos de pote, mas optaria por uma loja pequena em um shopping, pois o medo ainda suplanta as expectativas de retorno.  

Empreendedor Arrojado

Aqui estão os que mesmo com um pouco de “frio na barriga”, sempre priorizam as possibilidades de ganhos e realização de seus sonhos. Montam os seus projetos e fazem as coisas acontecerem. E se estão sem recursos, saem em busca de investidores, sócios ou parceiros. Em geral são visionários, criadores de startups e têm disposição ao risco.

Em nossa ilustração, se estão diante das condições favoráveis para implantar a sua rede de franquias, já iniciam com mais de uma loja e ao mesmo tempo querem desenvolver um aplicativo para que o cliente possa receber o bolinho de pote enquanto almoça na praça de alimentação do shopping.

Aqui encontramos também aqueles que perderam o emprego e estão com dificuldade em recolocar-se no mercado de trabalho. Diante da necessidade de sobreviver se reinventam, criam coragem e decidem empreender. É muito comum iniciarem com vendas diretas ou algum tipo de prestação de serviços.

Mas, o momento não é para todos os perfis. Ainda que no cenário econômico as expectativas de recuperação da economia brasileira sejam boas, com as propostas de uma agenda reformista e criação das condições necessárias para estimular o empreendedorismo, por enquanto, estamos diante de perspectivas.

E mesmo considerando que todos os perfis cumpram com a lição de casa, adquirindo conhecimentos para o correto planejamento e funcionamento do seu negócio, é preciso ter cautela.

Por fim, se você não se enquadra entre os arrojados é melhor aguardar mais um pouco para iniciar o seu negócio. Os moderados até que o governo inicie o processo de implantação das novas medidas e os conservadores até que os primeiros sinais de recuperação da economia sejam sentidos.

Com isso, as chances de você realizar os seus sonhos, sem viver um pesadelo, será muito maior!

*Rodrigo Mancini é economista, Mestre e Doutor em geografia econômica, empreendedor e empresário.

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.

Compartilhe essa notícia: