Artigos & Opinião

A 16ª Conferencia Nacional de Saúde; democracia em pauta como em 1986


Teófilo Cavalcante

Teófilo Cavalcante Foto: Facebook

Amigos e amigas defensores ou não do SUS;

Nosso foco agora é a 16ª Conferência Nacional de Saúde. Em 1986, o Brasil focou na 8ª, cujo tema foi: Saúde é Democracia. Em 2019, vamos lá, com o mesmo tema: Saúde e Democracia.

Neste mês terminam as conferências estaduais. Com certeza mais de 4 mil municípios realizaram suas conferências municipais e 27 Estados realizarão as Estaduais.

O Piauí já fez o dever de casa. Realizou sua conferência e elegeu 68 delegados que irão muito representar o estado na nacional. De parabéns o Conselho Estadual e às comissões municipais. Agora é focar na Conferência Nacional.

Em 1986 fomos a Brasília com a cara e a coragem, pois não tínhamos suporte financeiro. Mas fomos, e, contra tudo e contra todos, aprovamos o texto do que norteou a criação do Sistema Único de Saúde - SUS, que temos. Pra alguns não não é nada não, mas é o que temos.

O SUS hoje cobre a assistência médica de 170 milhões de brasileiros. Em agosto, lá em Brasília, encontraremos o pior desafio para o SUS, mas somos fortes e corajosos e enfrentaremos a pior conjuntura desfavorável ao SUS: a PEC 95, desmonte, privatização, Reforma da Previdência e muito mais.

Tenho orgulho de ser daquele tempo que não existia o SUS e ajudei a construir o mesmo. Viva o SUS!!! O SUS SE RECUSA A MORRER!!!

Siga nas redes sociais

Se você quer escrever e expor suas ideias esse é seu espaço. Mande seu artigo para nosso e-mail (redacao@piauihoje.com) ou pelo nosso WhatsApp (86) 994425011. Este é um espaço especial para leitores, internautas, especialistas, escritores, autoridades, profissionais liberais e outros cidadão e cidadãs que gostam de escrever, opinar e assinando embaixo.
Próxima notícia

Dê sua opinião: