Renan Santos busca liminar contra decisão de suspensão eleitoral

TSE suspende propaganda e financiamento de campanha de Renan Santos

Renan Santos, candidato à Presidência pelo partido Missão, anunciou nesta segunda-feira (31) que irá solicitar uma liminar contestando a decisão do ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão suspendeu a propaganda eleitoral de Santos.

De acordo com Toffoli, o partido não informou a tempo os perfis de propaganda nas redes sociais. A suspensão inclui também os repasses do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e impede a participação de Renan em debates televisivos e de rádio.

Santos classificou a decisão como "uma inflexão autoritária" e afirmou que a medida não é justificável de forma racional. O partido pretende entrar com recurso ao presidente do TSE, ministro Nunes Marques.

Toffoli destacou que 16 perfis administrados pela campanha foram registrados junto ao TSE 12 dias após o prazo permitido, violando as regras eleitorais para propaganda online.

O advogado de Santos, Arthur Rollo, destacou que a medida paralisou a campanha, dificultando a retomada nos poucos dias restantes. Segundo a defesa, a campanha não teve direito ao contraditório e à defesa.