O deputado federal Merlong Solano (PT) agradeceu os 78.499 votos recebidos na disputa pela reeleição à Câmara dos Deputados e afirmou que pretende continuar atuando politicamente, mesmo sem conquistar um novo mandato.
Em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (5), após o resultado das urnas, o petista também convocou seus apoiadores a entrarem na campanha do presidente Lula (PT) no segundo turno.
Merlong comparou o momento eleitoral a uma partida de futebol e afirmou que a disputa ainda não terminou. “Na política, como no futebol, a vitória ou derrota são decididas muitas vezes na prorrogação”, escreveu.
Na sequência, o deputado anunciou que pretende substituir os materiais de sua própria campanha pelos de Lula. “Vamos substituir meus adesivos por adesivos LULA 13 e cair em campo”, declarou.
Merlong ficou fora da nova composição da bancada federal do Piauí após a eleição deste domingo (4). O petista disputava uma das dez cadeiras destinadas ao estado na Câmara.
Apoio a Lula
Na publicação, Merlong apresentou a disputa presidencial como uma escolha entre projetos diferentes para o país. Ele citou temas como jornada de trabalho, educação, salário mínimo e políticas sociais.
“O que está em jogo é fundamental pra nossas vidas: democracia X autoritarismo; redução da jornada de trabalho X manutenção da escala 6/1; escola de tempo integral X redução do orçamento pra educação; aumento real do salário mínimo X arrocho salarial”, afirmou.
O deputado também fez críticas ao modelo de gestão associado ao PL e ao candidato presidencial Flávio Bolsonaro, adversário de Lula no segundo turno.
Segundo Merlong, uma eventual vitória de Flávio representaria mudanças na política social e na posição do Brasil no cenário internacional. Ele afirmou ainda que o país poderia perder soberania e adotar uma postura mais alinhada aos Estados Unidos.
“A jornada não acabou”
Apesar da derrota eleitoral, Merlong afirmou que considera a campanha uma etapa de uma trajetória que continuará. O deputado agradeceu nominalmente os 78.499 eleitores que votaram nele e disse que a caminhada não terminou.
“Quero agradecer a todas as 78.499 pessoas que participaram da nossa caminhada. Lembro todavia que a jornada não acabou”, escreveu.
Merlong exerce atualmente mandato de deputado federal pelo Piauí e integra a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB.
Agora, fora da próxima bancada federal, o petista direciona a mobilização política para o segundo turno presidencial e declara apoio à candidatura de Lula.