Flávio Dino autoriza PF a investigar novas denúncias contra Lulinha

Inquérito apura suspeitas de negócios ilícitos e vazamento de informações sigilosas.

Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (4) a abertura de uma nova investigação contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele é alvo de inquéritos por negócios supostamente ilícitos com o governo federal.

Dino aceitou o pedido da Polícia Federal (PF) para investigar um grupo de pessoas envolvidas em possíveis negociações ilegais. Os detalhes permanecem em segredo de Justiça. Além disso, Dino também atendeu a um pedido da defesa de Lulinha para apurar o vazamento de informações sigilosas.

Com essa decisão, já são três inquéritos abertos contra Lulinha pela PF. Um deles investiga suposto tráfico de influência no Ministério da Saúde, relacionado a uma empresa de cannabis medicinal de interesse do empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS. Outro inquérito analisa irregularidades na Dataprev, estatal responsável por dados de aposentadorias.

Segundo nota da defesa, os advogados Guilherme Suguimori e Marco Aurélio de Carvalho receberam a abertura do inquérito com "absoluta serenidade", afirmando que Lulinha esclarecerá qualquer dúvida sobre suas atividades pessoais e profissionais.

Os advogados também criticaram vazamentos de informações, que consideram "reiterados, seletivos e criminosos", e denunciaram o que chamam de instrumentalização de setores da Polícia Federal por interesses políticos.