A mais recente pesquisa de intenção de voto revela que a maioria dos eleitores de Teresina demonstra preferência pelo governador Rafael Fonteles (PT) para as eleições de outubro. Segundo o levantamento, 69,25% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar no atual chefe do Executivo estadual no cenário estimulado.
O resultado aponta uma vantagem expressiva de Rafael Fonteles sobre os demais pré-candidatos, consolidando sua posição como favorito entre os teresinenses. O segundo colocado, Joel Rodrigues (Progressistas), aparece com 21,81% das intenções de voto.
Na sequência aparecem Toni Rodrigues (PL) com 3,34%, Lourdes Melo (PCO) com 2,5%, Professor Gisvaldo (PSOL) com 1,67% e Mainha (Podemos) com 1,43%.
Quando considerados os votos totais, incluindo indecisos, brancos e nulos, Rafael Fonteles mantém a dianteira com 58,1%. Joel Rodrigues aparece com 18,3%, seguido por Toni Rodrigues (2,8%), Lourdes Melo (2,1%), Professor Gisvaldo (1,4%) e Mainha (1,2%). Entre os entrevistados, 5,6% não souberam ou não quiseram opinar, 2,4% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular, e 8,1% disseram não votar em nenhum dos candidatos apresentados.
A preferência pelo governador também se reflete na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos. Nesse cenário, Rafael é citado por 41,4% dos eleitores, índice significativamente superior ao dos demais nomes lembrados.
Na pesquisa espontânea Joel Rodrigues é lembrado por 8% dos eleitores. Outros nomes aparecem com índices inferiores a 3%, incluindo o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, citado por 2,2%, apesar de não ser pré-candidato ao governo. Nesse cenário, 42,7% dos entrevistados não souberam ou não opinaram, 2,4% disseram não votar em ninguém e 1,7% afirmaram que votarão em branco ou nulo.
Além da liderança nos dois cenários, os números indicam um nível relevante de consolidação do voto na capital, embora ainda haja parcela do eleitorado indecisa ou que não declarou preferência.
Ficha técnica
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública Ltda (Amostragem), com entrevistas presenciais entre os dias 9 e 13 de abril de 2026. A amostra inclui 1.000 eleitores com 16 anos ou mais, distribuídos por critérios de idade, sexo, renda e escolaridade.
A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo Sistema Timon de Radiodifusão Ltda (TV Meio Norte) e tem como responsável técnico o estatístico João Batista Mendes Teles, registrado no Conre da 5ª Região sob o nº 6695.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PI-06675/2026