Alepi homenageia skatistas e destaca papel social do esporte no Piauí

Assembleia Legislativa do Piauí vai celebrar o Dia do Skate com sessão solene

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza na segunda-feira (29), às 10h, uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional do Skate. A solenidade é uma iniciativa do deputado estadual Francisco Limma (PT), vice-presidente da Casa, e vai reunir atletas, dirigentes, educadores, representantes de projetos sociais e pioneiros da modalidade no estado.

Segundo Francisco Limma, a homenagem representa o reconhecimento ao papel do skate como ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento para a juventude piauiense.

"Esta sessão é um reconhecimento merecido a todos que transformaram o skate em uma ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento humano para a juventude piauiense", destacou o parlamentar.

Durante a solenidade, o deputado ressaltará a evolução do skate nas últimas décadas, deixando de ser visto apenas como uma manifestação da cultura urbana e passando a ocupar espaço no esporte de alto rendimento. A modalidade ganhou ainda mais visibilidade após sua estreia como esporte olímpico nos Jogos de Tóquio, em 2021.

No Piauí, o crescimento do esporte também foi acompanhado pela criação de projetos sociais, construção de pistas públicas e fortalecimento da organização da categoria, com a fundação da Federação Piauiense de Skateboard (FEPISk), em 2017.

De acordo com a presidente da entidade, Carla da Mata, a federação atualmente coordena competições oficiais, ações de formação de atletas e iniciativas voltadas à inclusão social por meio do skate.

Durante a sessão solene, a Alepi fará homenagens a atletas, dirigentes, entidades e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade no estado, incluindo pioneiros, representantes de projetos sociais, gestores públicos, apoiadores e instituições ligadas ao skate piauiense.

As celebrações do Dia Internacional do Skate no Piauí ganharam força a partir de 2012, quando uma passeata reuniu praticantes na Avenida Frei Serafim, em Teresina. Desde então, o mês de junho passou a concentrar eventos e atividades relacionadas ao esporte em diferentes municípios.

Para Carla da Mata, a solenidade representa o reconhecimento da contribuição do skate para o esporte, a cultura e a ocupação dos espaços públicos, além da importância da modalidade na formação de crianças e jovens.