Alepi analisa políticas estaduais para inclusão social

Projetos beneficiam surdos e pessoas com nanismo no Piauí

Deputados do Piauí apresentaram novos projetos de inclusão social para pessoas com deficiência. Os deputados Franzé Silva e Dr. Marcus Vinícius Kalume, ambos do PT, introduziram as iniciativas na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta quinta-feira, 17 de outubro. As propostas foram enviadas para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O Projeto de Lei 176/26, de Franzé Silva, propõe a Política Estadual de Promoção e Incentivo à Aprendizagem e ao Uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é melhorar a comunicação entre surdos e ouvintes. “Promover a aprendizagem da Libras significa não apenas garantir direitos, mas também fomentar uma cultura de comunicação inclusiva”, destacou Franzé.

Já o Projeto de Lei 177/26, de Dr. Kalume, visa estabelecer a Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo. A proposta busca promover a inclusão, acessibilidade e qualidade de vida para essas pessoas, incluindo palestras educativas e capacitação dos profissionais de saúde.

Além disso, o vice-presidente da Alepi, deputado Francisco Limma (PT), apresentou um requerimento pedindo à Equatorial melhorias na rede elétrica das comunidades de Irapua I e II e Lagoa do Aprazível em José de Freitas.

Limma também requisitou a criação da campanha "Fora Cáusticos", pela TV Alepi, visando conscientizar sobre os riscos de acidentes com produtos químicos em lares, especialmente para crianças menores de cinco anos.