Um homem identificado como Fábio dos Santos foi preso na tarde dessa terça-feira (28), suspeito de esfaquear a ex-companheira dentro de um apartamento no Residencial Orgulho do Piauí, na zona Sul de Teresina. A ocorrência é investigada como tentativa de feminicídio.
O suspeito foi localizado no bairro Renascença, na zona Sudeste da capital, após buscas realizadas pelas forças de segurança. Conforme informações divulgadas pela polícia, ele estava na casa da própria mãe e foi encaminhado a uma unidade policial, onde prestou depoimento. A vítima, que não teve o nome divulgado, recebeu os primeiros atendimentos de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Ataque aconteceu dentro de apartamento
A tentativa de feminicídio aconteceu durante a manhã de terça-feira. Policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar foram acionados por moradores, por meio do Centro de Operações da Polícia Militar. Quando a equipe chegou ao apartamento, a vítima já havia sido socorrida. Os policiais encontraram diversas manchas de sangue no imóvel e isolaram o local para o trabalho da perícia criminal.
Segundo as informações preliminares, a mulher teria retornado ao apartamento para buscar pertences pessoais quando ocorreu o ataque. A Polícia Militar informou que o término do relacionamento é tratado inicialmente como possível motivação para o crime. Testemunhas relataram que o casal apresentava um histórico de conflitos. A Polícia Civil deverá ouvir moradores, familiares e outras pessoas que possam ajudar a esclarecer a sequência dos acontecimentos.
A vítima é natural de São Paulo e havia se mudado recentemente para Teresina, onde passou a morar com os filhos no apartamento localizado no Residencial Orgulho do Piauí, segundo informações divulgadas pela imprensa local.
Suspeito foi encontrado na zona Sudeste
Depois do ataque, o suspeito deixou o apartamento. Equipes do 17º Batalhão e do Departamento Geral de Operações iniciaram as buscas, enquanto a imagem dele passou a circular entre as forças policiais e nas redes sociais. Fábio dos Santos foi localizado horas depois, na região do bairro Renascença. A prisão ocorreu durante uma ação integrada dos órgãos de segurança pública.
De acordo com o superintendente de Operações Integradas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), delegado Matheus Zanatta, o suspeito já possuía passagens pela polícia por roubo e violência doméstica. Com a nova ocorrência, o homem foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio e permanecerá à disposição da Justiça. O inquérito deverá reunir depoimentos, imagens, laudos médicos e o resultado da perícia realizada no apartamento.
Homem admitiu ter atacado a vítima
Durante o depoimento, Fábio dos Santos admitiu ter desferido golpes de faca contra a ex-companheira, conforme informações atribuídas pela imprensa à SSP-PI. Ao ser questionado sobre o motivo do ataque, o suspeito afirmou que o caso seria uma “queima de arquivo”. A declaração, porém, não foi explicada nem confirmada pela Polícia Civil como motivação do crime. A versão apresentada pelo preso será confrontada com os depoimentos das testemunhas e com os demais elementos reunidos durante a investigação. A hipótese inicial informada pela Polícia Militar está relacionada ao fim do relacionamento.