Polícia investiga sucatas por receptação de cobre furtado em Teresina

Polícia Civil apreendeu os metais em três estabelecimentos durante investigação sobre furtos do material na capital

Três estabelecimentos que funcionam como sucatas foram alvo da Operação Flamel, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí na manhã desta quinta-feira (13), em Teresina. A ação investiga a cadeia de compra e venda de metais que podem ter sido obtidos por meio de furtos na capital, incluindo cobre retirado de fios e equipamentos.

A operação foi realizada pela 1ª Delegacia Seccional de Teresina – Divisão 03 e pela Delegacia Especializada em Operações Policiais (DEOP), após investigações relacionadas a furtos dcobre registrados na cidade. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em imóveis localizados no bairro Três Andares, na zona Sul.

Durante as buscas, os policiais apreenderam grande quantidade de cobre e outros metais. Segundo o delegado Tales Gomes, diretor da DEOP, parte do cobre encontrado teria sido retirada de fios de aparelhos de ar-condicionado.

Os responsáveis pelos estabelecimentos são investigados por possível receptação, crime que consiste em adquirir, receber, transportar ou comercializar produtos de origem criminosa. Duas pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos durante a operação.

Furtos de cobre entram na mira

A investigação busca esclarecer a origem dos materiais encontrados nas sucatas e identificar quem participa da cadeia de compra e venda dos produtos. 

Esse tipo de crime provoca prejuízos não apenas aos proprietários dos equipamentos. O furto de fios e componentes pode comprometer instalações elétricas, equipamentos e serviços, além de gerar custos para reposição dos materiais.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e reunir provas que permitam a responsabilização criminal dos suspeitos.

A operação reforça a estratégia de combater não apenas os autores dos furtos, mas também quem compra e comercializa os materiais de origem ilícita, atingindo uma das pontas que pode alimentar esse tipo de crime em Teresina.