O Piauí reduziu em 66% o número de feminicídios, figurando agora como a sexta menor taxa do Brasil. Os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) são relativos ao período de janeiro a maio de 2026 e constam no Painel de Dados Públicos da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Conforme o relatório, a taxa de feminicídios no estado foi de 0,48 por 100 mil mulheres, o que coloca o Piauí na 22ª posição no ranking nacional. No mesmo período de 2025, a taxa era de 1,44, segunda maior do país, consolidando uma tendência de queda iniciada no final do ano passado.
Esse resultado é atribuído aos investimentos do governo local no fortalecimento da rede de proteção às mulheres, ampliação dos canais de denúncia e aprimoramento das políticas públicas de combate à violência de gênero.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Luiz, os números refletem o trabalho coordenado das forças de segurança e instituições de proteção às mulheres. “A redução dos índices demonstra que os investimentos na proteção das mulheres e na rede de atendimento estão gerando resultados. O fortalecimento da Casa da Mulher Brasileira e a atuação da Patrulha Maria da Penha são exemplos disso”, destacou.
De acordo com o delegado João Marcelo Brasileiro de Aguiar, gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP-PI, iniciativas como o BO Fácil e as ações integradas da Polícia Militar e da Casa da Mulher Brasileira têm ampliado a resposta do estado. “Os indicadores confirmam a efetividade das ações e a redução consistente dos feminicídios”, concluiu.