Operação após morte de sargento deixa três mortos

Forças de segurança também prenderam suspeitos de auxiliar na fuga de Lucas da Silva Oliveira, que continua procurado no litoral do Piauí

Três pessoas morreram e outras três foram presas durante as operações realizadas entre a noite dessa sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15), em Parnaíba e Luís Correia. As ações buscam localizar Lucas da Silva Oliveira, de 28 anos, apontado como principal suspeito de matar o sargento da Polícia Militar José Arnóbio Farias Cardoso

O balanço foi divulgado pelo Batalhão da Polícia Militar e Lucas ainda não havia sido localizado até a última atualização das forças de segurança. Equipes das polícias Militar e Civil, com apoio de unidades especializadas e da Polícia Rodoviária Federal, participam das buscas.

Suspeitos reagiram à abordagem

Durante a noite, os policiais receberam informações de que Lucas poderia estar escondido em uma residência utilizada para a comercialização de drogas.

Segundo a Polícia Militar, homens que estavam no imóvel atiraram contra as equipes durante a aproximação.Os policiais revidaram e um suspeito conhecido como Oruan foi baleado. Ele chegou a ser levado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), mas não resistiu aos ferimentos.

 Oruan era apontado pela polícia como uma das pessoas que teriam ajudado Lucas durante a fuga. Outros dois homens também morreram em confrontos registrados durante as diligências em Luís Correia. As identidades deles não foram divulgadas oficialmente até a publicação desta matéria.

Mulher foi presa com drogas

Uma das ações ocorreu em um ponto de venda de drogas em Luís Correia. Conforme o major Galeno, uma mulher conhecida como Carol foi presa no local. Os policiais apreenderam drogas, armas e aparelhos celulares. 

Entre os materiais divulgados estão uma submetralhadora de fabricação artesanal calibre 9 milímetros, porções de substâncias semelhantes a maconha e crack e quatro celulares. A companheira de Lucas, Iara Maria Lima, também está entre as pessoas detidas. Ela acompanhava o suspeito em uma motocicleta no momento do crime contra o sargento. Outro homem foi preso sob suspeita de ajudar Iara a se esconder depois do assassinato.

Dez quilos de drogas foram encontrados

Segundo o BPM, cerca de dez quilos de drogas foram encontrados no local relacionado à ocorrência que terminou com a morte do sargento. O material estava dentro de um recipiente de isopor e incluía maconha, cocaína e crack. Também foram apreendidos uma balança de precisão e um caderno com anotações. A polícia investiga se Lucas e a companheira transportavam os entorpecentes quando foram interceptados pelo sargento.

Sargento foi morto após luta corporal

José Arnóbio foi morto por volta do meio-dia de sexta-feira, em frente a um condomínio de Parnaíba. Câmeras de segurança registraram o crime. As imagens mostram o policial, que estava em um carro branco, aproximando-se da motocicleta ocupada pelo casal. Depois da queda dos ocupantes, houve uma luta corporal. Lucas é apontado pela investigação como o homem que agrediu o sargento, tomou a arma dele e efetuou os disparos. José Arnóbio morreu ainda no local. O suspeito fugiu e continuava sendo procurado neste sábado. Ele possui antecedentes criminais e, segundo a polícia, integraria uma facção criminosa e já tinha mandado de prisão em aberto.

Buscas continuam no litoral

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi) e do policiamento aéreo reforçam a operação. A orientação é que informações sobre o paradeiro de Lucas sejam repassadas às forças de segurança.