Corregedoria apura morte de homem que atacou PMs em Campo Maior

A Corregedoria da Polícia Militar abriu inquérito para apurar morte de homem durante ocorrência policial em Campo Maior

A Corregedoria da Polícia Militar do Piauí (PMPI) instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Carlito da Silva Santos, de 47 anos, durante uma ocorrência envolvendo policiais militares na tarde de sexta-feira (26), no bairro Santa Rita, em Campo Maior, Norte do Piauí.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 14h para atender uma denúncia de conflito familiar em uma residência localizada na Rua Pedro Quadros. No local, os policiais encontraram Carlito portando um facão.

Segundo a corporação, durante a abordagem houve tentativa de negociação verbal e aplicação de protocolos de uso diferenciado da força. Conforme a PM, foram utilizados inicialmente equipamentos de menor potencial ofensivo, como dispositivo eletrônico de incapacitação (taser) e munição de elastômero, conhecida como bala de borracha.

Ainda segundo a Polícia Militar, após as tentativas de contenção, o homem teria avançado contra os policiais, momento em que ocorreu o disparo de arma de fogo. Carlito não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Um policial militar também ficou ferido durante a ocorrência após ser atingido por um golpe de facão. O agente foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Campo Maior, onde passou por cirurgia. Segundo a PMPI, ele está fora de risco.

O corregedor-geral da PMPI, coronel Newmarcos, informou que o procedimento foi aberto imediatamente após o caso para analisar toda a dinâmica da ocorrência. Ele explicou que a investigação seguirá os trâmites legais para avaliar as circunstâncias da ação policial.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que a atuação dos policiais seguiu os protocolos operacionais previstos para situações de risco, com prioridade para preservação da vida e emprego progressivo da força.

A corporação informou ainda que serão realizados todos os procedimentos administrativos e legais para esclarecer as circunstâncias da ocorrência.

Veja a nota:

Polícia Militar do Piauí informa que, durante o atendimento de uma ocorrência registrada no município de Campo Maior, envolvendo um indivíduo portando arma branca e apresentando comportamento que representava ameaça concreta e iminente à integridade física de populares e dos policiais militares no local, foram adotados os protocolos operacionais previstos para gerenciamento da situação.

Conforme informações preliminares, a atuação policial ocorreu de forma progressiva, observando os princípios do Uso Diferenciado da Força e priorizando a preservação da vida. Inicialmente, foram realizadas verbalizações e tentativas de negociação com o objetivo de obter a rendição voluntária do indivíduo.

Diante da permanência da situação de risco, foram empregados instrumentos de menor potencial ofensivo, incluindo munição de elastômero e dispositivo eletrônico de incapacitação neuromuscular (TASER), em conformidade com os procedimentos técnicos aplicáveis.

Contudo, mesmo após o esgotamento das alternativas operacionais disponíveis, a ameaça permaneceu ativa e iminente, colocando em risco a integridade física dos policiais e das demais pessoas presentes. Nesse contexto, houve o emprego da força potencialmente letal como medida extrema para cessar a agressão e preservar vidas.

A Polícia Militar do Piauí lamenta o desfecho da ocorrência e reforça que toda perda de vida humana representa um resultado indesejado.

A Corporação reafirma que sua atuação é pautada pelos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, razoabilidade e responsabilidade, mantendo investimentos permanentes em capacitação profissional, treinamento continuado, gerenciamento de crises, técnicas de desescalonamento e emprego racional da força.

A PMPI informa ainda que serão adotados todos os procedimentos legais e administrativos cabíveis para apuração completa dos fatos, assegurando transparência, controle institucional e o devido esclarecimento das circunstâncias da ocorrência.

A Polícia Militar do Piauí permanece comprometida com a preservação da vida, a manutenção da ordem pública e o cumprimento de sua missão constitucional em defesa da sociedade piauiense.