Câmeras do SPIA ajudam a localizar carro roubado e prender 4 suspeitos

Veículo foi roubado por dois homens armados na zona Sul e localizado horas depois no bairro Lourival Parente

Um veículo roubado na zona Sul de Teresina foi localizado com o auxílio das câmeras do Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), da Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), nessa quinta-feira (13). Quatro suspeitos foram presos durante a recuperação do automóvel.

De acordo com a SSP-PI, o  roubo aconteceu na Avenida Professor Walter Alencar, no bairro São Pedro, quando a vítima foi abordada por dois homens armados, que levaram o carro, um aparelho celular, uma pulseira e documentos pessoais.

Após o registro da ocorrência, as características do automóvel foram inseridas no sistema de monitoramento. As câmeras do SPIA identificaram a passagem do veículo por áreas monitoradas e as informações foram repassadas às equipes policiais que atuavam na região.

Com o auxílio do monitoramento, o automóvel foi localizado no bairro Lourival Parente, também na zona Sul da capital. Quatro pessoas estavam no interior do veículo e foram presas por equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar.

Os suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes de Teresina. Durante os procedimentos, a vítima reconheceu dois deles como envolvidos diretamente no roubo.

Como funciona o SPIA

O Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial utiliza câmeras com recursos de leitura automática de placas, reconhecimento facial e análise de comportamento. Os equipamentos também possuem visão noturna por infravermelho e zoom de longo alcance, com capacidade de acompanhamento de alvos a até 2,9 quilômetros.

As imagens captadas são processadas pelo sistema, que pode identificar veículos com restrição por furto ou roubo. As informações são então compartilhadas com operadores e equipes policiais para auxiliar nas ações em campo.