Investimentos em saúde e infraestrutura impulsionam Paulistana

Governo do Piauí investe R$ 38 milhões em projetos que fortalecem região

O Governo do Piauí destinou mais de R$ 38 milhões para o município de Paulistana, localizado a 468 km de Teresina. Entre as principais obras estão a Central de Diagnóstico e a pavimentação da PI-476, consolidando o município como um polo regional no território Chapada Vale do Rio Itaim.

Na área da saúde, a cidade ganhou a Central de Diagnóstico de Paulistana, que realiza exames de imagem e laboratoriais, incluindo ultrassonografia, mamografia e tomografia. A instalação integra o programa Piauí Saúde Digital, oferecendo laudos em até 24 horas e atendimento por telemedicina.

Com capacidade para 3.096 exames radiológicos e 30.080 laboratoriais mensais, o atendimento é agendado via Central de Regulação Estadual. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, de radiologistas a técnicos de enfermagem.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância do projeto para a região. “É uma revolução na saúde, com qualidade elevada e totalmente gratuito para a população”, afirmou.

Na infraestrutura, a revitalização da PI-476 melhorou o tráfego entre a sede de Paulistana e o povoado Tigre. A intervenção, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), abrangeu 32 quilômetros de rodovia, com investimentos de R$ 7,9 milhões.

Segundo Léo Sobral, diretor-geral do DER, “é uma ação que assegura mais segurança e qualidade de vida aos moradores locais”.

Outros investimentos

O município também verá a retomada do campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e já recebeu a reforma do Centro Estadual de Educação Integral (Ceti) Paulistana, que agora possui modernos ambientes climatizados.

Foto: Louany Naira