A programação foi direcionada aos Dirigentes Municipais de Educação e demais lideranças responsáveis pela implementação do programa Gestão da Aprendizagem nos Municípios (GdA Municípios), iniciativa que permite acompanhar indicadores educacionais, identificar dificuldades de aprendizagem e orientar ações pedagógicas a partir das necessidades de cada rede.
Durante a abertura, o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, destacou que a cooperação entre Governo do Estado e municípios permite ampliar o alcance de um modelo educacional de alto padrão e acompanhar de forma mais próxima os desafios enfrentados em cada território.
Ao longo do encontro, conferências, painéis, mesas-redondas e palestras abordaram temas como análise de dados educacionais, governança colaborativa e planejamento.
Supervisora de ensino de Pajeú do Piauí, a professora Roseni destaca que o GdA tem contribuído para tornar esse trabalho mais sistemático, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental. “Com o GdA, conseguimos acompanhar os resultados dos simulados praticamente em tempo real e identificar quais habilidades ainda precisam ser trabalhadas com os estudantes. A partir desses dados, conseguimos organizar a recomposição da aprendizagem e planejar melhor nossas ações. Outro ponto muito importante é a formação contínua dos professores, porque esses resultados chegam até eles e ajudam a orientar práticas pedagógicas mais eficazes. É um trabalho que tem contribuído tanto para a participação dos estudantes quanto para o desempenho do município”, destacou.