A Aldeia Xandó, no Território Indígena Barra Velha, em Porto Seguro (BA), sediará a 5ª edição do Festival Caju de Leitores de 2 a 4 de setembro. O evento, iniciado em 2022, tem como objetivo aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos estudantes indígenas, fomentando a educação na região desde a chegada de instituições de ensino em 2000, conforme informou a diretora-geral Joanna Savaglia à Agência Brasil.
Programas de parceria com instituições como a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA) apoiam o desenvolvimento das competências necessárias para vestibulares e exames nacionais. "A ideia é colaborar com as escolas e levar a atividade ao território", explica Joanna.
Neste ano, o tema do festival é "Manifesto de Bichos", valorizando narrativas que conectam fauna e cultura indígena. As edições anteriores abordaram temas como território e flora. O evento contará com a presença de escritores, artistas e educadores, proporcionando atividades literárias e culturais.
Pela primeira vez, o festival recebe uma autora estrangeira, a indígena argentina Mariela Tulián. Entre os autores brasileiros estão Sairi Pataxó e Lucia Tucuju, entre outros. A homenageada de 2026 é Maria Coruja, de 91 anos, reconhecida por preservar oralidades Pataxó.
A programação é gratuita e aberta a todos, com foco em estudantes e comunidades locais. Além de promover a formação literária, o evento oferece infraestrutura completa, incluindo alimentação e hospedagem para participantes.
Desde sua criação, o Festival Caju de Leitores impactou mais de 12 mil pessoas. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Savá Cultural, conta com o patrocínio de organizações como a Neoenergia e o Itaú, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.