O Senado recebe, entre 17 e 21 de novembro, os 27 estudantes vencedores do Programa Jovem Senador. Representantes de todos os estados e do Distrito Federal, eles participam da Semana de Vivência Legislativa, que inclui atividades sobre o funcionamento do Poder Legislativo e debates no Senado.
Este ano, o concurso de redação do programa registrou um recorde com 239.449 estudantes de 5.361 escolas de ensino médio em todo o país. Voltado exclusivamente para a rede pública, o programa já mobilizou mais de 2 milhões de estudantes em suas 14 edições.
O destaque deste ano foi a participação feminina: das 27 redações vencedoras, 23 foram escritas por meninas. A maioria dos participantes, 15, tem 17 anos, e muitos vêm de cidades do interior. Apenas cinco selecionados vivem em capitais.
A edição de 2026 teve como tema “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”, focando na educação midiática e no combate à desinformação e ao discurso de ódio. O engajamento reforça a importância da participação jovem na democracia e nos debates online.
A cerimônia de abertura ocorre no dia 17, com a subida da rampa do Congresso, diplomação e eleição da Mesa Diretora. A semana inclui visitas guiadas, palestras e debates. O encerramento está marcado para o dia 21, quando os projetos discutirão e votarão os projetos criados pelos estudantes.
Os participantes recebem hospedagem, alimentação e um notebook. Desde a criação, 67 sugestões foram apresentadas; 40 estão em tramitação no Congresso, com sete aprovadas no Senado.
Mais informações sobre os estudantes e professores podem ser consultadas aqui.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)