Valores esquecidos do PIS/Pasep são liberados; veja quem recebe

Trabalhadores e herdeiros com valores esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep podem receber os recursos diretamente em conta ou solicitar o saque pelos canais oficiais

Os trabalhadores que possuem valores esquecidos no antigo fundo PIS/Pasep começam a receber os recursos nesta quarta-feira (25). O pagamento é destinado a pessoas que trabalharam com carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988 e que ainda não haviam sacado os valores a que têm direito.

Os depósitos são realizados pela Caixa Econômica Federal, responsável pela administração dos recursos após a extinção do fundo. Em muitos casos, o dinheiro é creditado diretamente em conta. Quando isso não ocorre, o beneficiário pode solicitar o saque pelos canais oficiais da instituição.

Além dos próprios trabalhadores, herdeiros e dependentes legais de pessoas falecidas também podem requerer os valores, desde que apresentem a documentação necessária para comprovar o vínculo.

A consulta pode ser feita pelo aplicativo FGTS, pelo portal Repis Cidadão ou diretamente nas agências da Caixa. Para verificar a existência de valores, é necessário informar dados pessoais e possuir conta no Gov.br.

O antigo fundo PIS/Pasep é diferente do abono salarial pago anualmente aos trabalhadores. Os recursos liberados agora referem-se às cotas acumuladas no fundo extinto, que beneficiou trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos durante as décadas de 1970 e 1980.

Segundo o governo federal, milhares de brasileiros ainda têm direito a receber os valores, que permanecem disponíveis para saque. O montante varia de acordo com o histórico de contribuições de cada beneficiário.

Quem identificar saldo disponível deve seguir as orientações da Caixa para solicitar o resgate e acompanhar o cronograma de pagamento.