A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou uma queda de 0,40% em agosto, a menor desde agosto de 2022, quando atingiu -0,73%. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desconto do Bônus de Itaipu na conta de luz e a redução nos preços dos alimentos foram fatores determinantes para o recuo. Em julho, o indicador havia subido 0,06%, acumulando 4,24% nos últimos 12 meses.
Dos nove grupos de produtos e serviços avaliados pelo IBGE, destaque para a deflação em cinco categorias, com ênfase em alimentação e bebidas (-0,57%) e habitação (-1,41%). O preço da energia elétrica residencial despencou 6,25%, graças ao Bônus de Itaipu.
No setor de transportes, a deflação foi influenciada pela queda de 13,30% nas passagens aéreas e reduções nos preços dos combustíveis, incluindo etanol (-3,63%), gasolina (-1,23%) e diesel (-0,71%).
O IPCA-15, que antecipa a inflação oficial medida pelo IPCA, utiliza metodologia semelhante, mas com diferença na coleta de dados. Para a pesquisa atual, os valores foram coletados entre 16 de julho e 14 de agosto. Ambos os índices consideram o consumo de famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos.
A expectativa do mercado, conforme o boletim Focus do Banco Central, é de uma inflação de -0,18% para agosto.