O deputado estadual Fábio Novo (PT) anunciou em suas redes sociais nesse sábado (27), que o primeiro dos novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) destinados ao Metrô de Teresina já está pronto e deve começar a operar na segunda quinzena de julho. Segundo o parlamentar, o novo trem representa mais um passo no processo de modernização do sistema metroviário da capital.
De acordo com Fábio Novo, o novo VLT possui capacidade para transportar até 360 passageiros, conta com ar-condicionado e oferece maior velocidade em relação aos atuais veículos. A expectativa é que, até o fim deste ano, três novos trens passem a integrar a frota do metrô.
"A boa notícia do sábado: está pronto o novo trem que vai chegar para o metrô. Ele comporta 360 passageiros, tem ar-condicionado e é mais rápido. Até o fim do ano, serão três novos trens para o metrô de Teresina", afirmou o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.
Ainda segundo o parlamentar, o sistema passa por uma ampla modernização, com obras de reforma das estações e substituição dos trilhos.
"Está sendo feita estação, está trocando os trilhos e, quando terminar essa obra, nós teremos um metrô novinho", declarou.
Fábio Novo também destacou o impacto da implantação da tarifa zero no transporte metroviário da capital. Segundo ele, a medida contribuiu para o aumento significativo da demanda.
"Na segunda quinzena de julho, já teremos um trem novinho rodando em Teresina. E com a tarifa zero, o que aconteceu? Já dobrou a capacidade. Temos mais de 10 mil passageiros por dia no nosso metrô", afirmou.
Em publicação nas redes sociais, o deputado ressaltou que os investimentos tornam o transporte público mais acessível e confortável para a população.
"Tarifa zero, novos trens e um metrô cada vez mais moderno. É assim que o transporte público se torna mais acessível e melhora a vida de quem usa o serviço todos os dias. Parabéns ao governador Rafael Fonteles e ao presidente Lula por esse grande investimento, que amplia a mobilidade, garante mais conforto e beneficia milhares de teresinenses diariamente", escreveu.
Para o governador Rafael Fonteles (PT), o sistema ferroviário de Teresina vive a maior transformação desde sua implantação.
"O Metrô de Teresina está vivendo a maior transformação da sua história. O sistema, que já conecta a zona Sudeste ao Centro da capital, segue avançando com obras de modernização, ampliação das estações e a chegada de novos VLTs. Um investimento que significa mais mobilidade, conforto, segurança e qualidade de vida para milhares de pessoas. Com tarifa zero e um sistema cada vez mais moderno, o Governo do Estado reforça o compromisso de construir uma cidade mais conectada, acessível e preparada para o futuro. O Piauí segue nos trilhos do desenvolvimento", afirmou o governador.
Investimentos e expansão
A modernização do Metrô de Teresina também conta com recursos obtidos por meio de financiamentos autorizados pelo Governo do Estado. Em maio deste ano, Rafael Fonteles sancionou leis que permitem a contratação de empréstimos que somam R$ 395 milhões junto à Caixa Econômica Federal, com garantia da União, por meio do Programa Pró-Transporte, do Governo Federal.
Os recursos serão destinados à compra de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), à reforma e modernização do sistema existente e à expansão das linhas do metrô na capital. Do total, R$ 220 milhões serão aplicados na renovação da frota, R$ 120 milhões na requalificação da infraestrutura e R$ 55 milhões na ampliação da malha ferroviária.
Com a chegada dos novos trens e a continuidade das obras, a expectativa do Governo do Estado é ampliar a capacidade de atendimento, oferecer mais conforto aos passageiros e consolidar o metrô como uma das principais alternativas de mobilidade urbana em Teresina.