O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê nesta sexta-feira (12) chuvas significativas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A previsão inclui temporais com rajadas de vento, descargas elétricas, chuvas intensas em curtos períodos e possível queda de granizo no Sul.
O fenômeno El Niño voltou a se estabelecer no Oceano Pacífico e deve se intensificar nos próximos meses, podendo atingir intensidade forte na primavera de 2026, segundo o Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).
As instabilidades na Região Sul tendem a perder força, mas pancadas de chuva e trovoadas são esperadas no leste catarinense e outras áreas. Os acumulados podem chegar a 60 mm em 24 horas, com ventos de 40 a 60 km/h esperados. Já no sábado (13), a previsão é de geada e nevoeiro no Rio Grande do Sul e Paraná.
No Sudeste, instabilidades em São Paulo podem provocar temporais com raios e granizo. O Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais também estão sob alerta de pancadas de chuva. Essas condições continuam na madrugada de sábado, mas devem perder força à tarde.
Para a Região Centro-Oeste, a previsão é de chuvas espalhadas por todos os estados e Distrito Federal. Chuvas mais intensas são esperadas no Mato Grosso e em outras áreas. A possibilidade de granizo persiste no centro-norte de Mato Grosso do Sul.
As Regiões Norte e Nordeste também precisam de atenção. No Norte, há previsão de pancadas de chuva no Amazonas, enquanto o Nordeste espera chuvas isoladas na faixa litorânea do Maranhão ao norte de Alagoas.