INSS alerta para golpe sobre bloqueio de benefícios por falta de biometria

Órgão esclarece que biometria é exigida apenas para novos pedidos desde 2025

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta sobre golpes envolvendo informações falsas relacionadas ao cadastro biométrico. De acordo com o órgão, circulam mensagens na internet afirmando que os beneficiários devem realizar o registro biométrico para evitar o bloqueio de benefícios, o que é incorreto.

A exigência do cadastro biométrico, conforme o INSS, aplica-se exclusivamente a novos pedidos realizados a partir de 21 de novembro de 2025. A instituição reforça que os beneficiários não precisam ir às agências para efetuar esse registro.

O INSS explica que o cadastro biométrico, na verdade, ocorre quando o cidadão obtém documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o título de eleitor. Portanto, nem sequer existe a necessidade de realizar um novo procedimento apenas para o INSS.

A instituição também chama a atenção para fraudes em que criminosos tentam obter dados pessoais das vítimas ao se passar por representantes oficiais. O INSS não realiza visitas domiciliares para comprovação de vida e nunca solicita senhas ou transferências de dinheiro.

Outra orientação do INSS é para que as pessoas não cliquem em links desconhecidos que possam ser utilizados para capturar dados pessoais, com o intuito de aplicar outras fraudes.

Para aqueles que solicitaram benefício após 21 de novembro do ano passado, há isenções à obrigatoriedade da biometria, como para idosos acima de 80 anos, migrantes, refugiados ou pessoas com restrições de locomoção. Benefícios como salário-maternidade e pensão por morte também estão isentos.

Para mais informações sobre o benefício, os cidadãos podem acessar o Meu INSS ou ligar para o 135.