Sete cidades nos estados de Alagoas, Bahia e Paraíba tiveram a situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil devido à estiagem. A medida foi publicada em portaria oficial nesta quarta-feira (26).
As cidades afetadas apresentaram registros nos Formulários de Informações do Desastre (Fide) e decretos municipais para justificar os pedidos de reconhecimento.
Os municípios que entram em emergência são Canapi (Alagoas), Gavião e Poções (Bahia), além de Brejo dos Santos, Frei Martinho, Monte Horebe e São José de Espinharas (Paraíba).
O reconhecimento federal permite que essas cidades solicitem apoio da União em ações de defesa civil, como distribuição de cestas básicas, abastecimento de água e assistência humanitária. As prefeituras podem encaminhar planos de trabalho à Defesa Civil Nacional para a análise e liberação de recursos.