Chuvas em Pernambuco deixam 4 mortos e mais de mil desalojados

Chuvas fortes em Pernambuco causam mortes e mais de mil desalojados; municípios recebem ajuda da Defesa Civil

Tempestades severas em Pernambuco resultaram na morte de quatro pessoas e deixaram mais mil desalojados, conforme informações do governo do estado. Entre as vítimas, estão uma mulher e seu filho de 6 anos soterrados na região metropolitana do Recife, além de uma mãe e seu bebê em Olinda. Eles morreram em deslizamentos de barreiras.

Até o momento, a Defesa Civil de Pernambuco contabilizou 422 pessoas desabrigadas e 1.068 desalojadas. O órgão conseguiu resgatar 342 vítimas e tem oferecido serviços emergenciais na região. No município de Goiana, foram distribuídos 150 colchões, 300 lençóis e 38 kits de limpeza. 

Mobilização federal

O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu a situação de emergência e enviou equipes da Defesa Civil Nacional para oferecer suporte técnico às áreas impactadas. A iniciativa também beneficia o estado da Paraíba, que enfrenta condições climáticas adversas nos últimos dias.

Recomendações para a população

Em situações de chuvas intensas, é crucial evitar áreas de risco como encostas e margens de rios. Deve-se procurar locais seguros ou abrigos indicados pela Defesa Civil. Especial cuidado deve ser tomado para evitar atravessar áreas alagadas a pé ou de carro.

Durante tempestades fortes com relâmpagos, é aconselhável evitar espaços abertos.

Contatos de emergência

A população pode solicitar assistência pelos seguintes telefones:

Sistema de alertas

É possível se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil sobre desastres via WhatsApp no número (61) 2034-4611 ou pelo link. O serviço é gratuito e permite o recebimento de informações regionais após o envio de um "Oi" e compartilhamento da localização.